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Usando MathML e SVG com HTML5

mathML_en

No HTML5 estão presentes as características do XML no que se refere a fórmulas ou equações matemáticas e desenhos vetoriais de vários tipos. São elas o MATHML e SVG que auxiliam de forma simples a criação do que se deseja apresentar em um site.

O MathML utiliza uma linguagem de marcação bem simples para facilitar a utilização de conteúdos matemáticos e científicos na web. Com ele aquela equação matemática fica claramente visível sem perder a semântica.

Exemplo de MathML :

x ² + 4x + 4 = 0

As tags de apresentação geralmente começam com “m” em seguida usar “o” para o operador, “i” para o identificador, “n” para o número e assim por diante. As tags “mrow” indicam organização em grupos horizontais.

  1. <!DOCTYPE html>
  2. <html>
  3. <head>
  4. <meta charset=”UTF-8” />
  5. <title>MathML</title>
  6. </head>
  7. <body>
  8. <Mrow>
  9.   <Mrow>
  10.         <Msup> <mi> x </ mi> <mn> 2 </ mn> </ msup> <mo> + </ mo>
  11.             <Mrow>
  12.               <Mn> 4 </ mn>
  13.               <> Mo & InvisibleTimes; </ mo>
  14.               <Mi> x </ mi>
  15.             </ Mrow>
  16.     <Mo> + </ mo>
  17.     <Mn> 4 </ mn>
  18.   </ Mrow>
  19.     <Mo> = </ mo>
  20.     <Mn> 0 </ mn>
  21. </ Mrow>
  22.   </body>
  23. </html>

Parece complicado porem se olharmos o código e a equação fica muito simples de entender.

 

O SVG assim como o MathML é uma outra linguagem XML que pode ser incorporado ao HTML5 com muita facilidade. Esta linguagem de marcação serve para demonstração de gráficos vetoriais.

Exemplo de SVG:

  1. <!DOCTYPE html>
  2. <html>
  3. <head>
  4. <meta charset=”UTF-8” />
  5. <title>SVG</title>
  6. </head>
  7. <body>
  8. <–! Um círculo –:>
  9. <h1> SVG</h1>
  10.      <svg width=”100″ height=”100″>
  11.          <circle cx=”50″ cy=”50″ r=”40″ stroke=”green” stroke-width=”4″ fill=”yellow” />
  12.     </svg>
  13. </body>
  14. </html>

circulo

Uma imagem SVG começa com uma <svg> elemento, o <circle> elemento é usado para desenhar um círculo, cx e cy atributos que definem as coordenadas x e y do centro do círculo. Se cx e cy são omitidos, o centro do círculo será ajustado para (0, 0). O atributo r define o raio do círculo, o atributo de enchimento fill refere-se a cor no interior do círculo e o atributo stroke refere-se a cor da borda. Foi definido a cor de preenchimento para amarelo e borda verde.  O </ svg> fecha a imagem SVG.

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Escrito por Jean|Site|Outros textos

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