UXDE dot Net Wordpress Themes

Mudanças: HTML x HTML5

sobre Notícias Fábrica / 1 comentário

html4html5

Quem diria que um sistema de comunicação militar norte americano poderia se tornar a ferramenta mais utilizada no mundo?! Pois é, se tem uma coisa que os Estados Unidos fizeram de bom, com certeza foi a internet.
Uma ferramenta muito usada hoje em dia, tanto para a simples comunicação quanto para a diversão e distração, foi desenvolvida por Tim Berners-Lee, em 1991, no CERN (European Council for Nuclear Research) na Suíça, chamada de HTML.
Antigamente poucas pessoas usavam a internet, e as que usavam acessavam através de conexão discada, na qual a velocidade de conexão era limitada. Consequentemente, sites raramente continham conteúdos multimídias como fotos, vídeos e áudios.
Um exemplo de site dessa época que ainda está no ar é o site do filme Space Jam que pode ser acessado no seguinte link:

http://www.warnerbros.com/archive/spacejam/movie/jam.htm

Os sites eram produzidos utilizando uma linguagem de marcação chamada HTML, que era muito utilizada por satisfazer as necessidades da época.
Com o passar dos tempos a internet começou a se tornar algo comum e de fácil acesso, a velocidade de internet aumentou e conteúdos multimídias passaram a ser amplamente utilizados.
A partir disso as estruturas dos sites tiveram que se adaptar aos novos conteúdos, o HTML puro já não estava mais sendo suficiente por possuir limitações.
Para suprir a necessidade, o HTML teve que ser reformulado para atender a demanda, e após várias mudanças, no início de 2009, o W3C anunciou a primeira especificação do HTML5. Foram feitas grandes mudanças, dentre as principais está a eliminação da necessidade de plug-ins para aplicações multimídia em navegadores.
O objetivo do HTML 5 é criar uma forma mais simples, fácil e ágil de desenvolver websites. Através da organização e padronização do código.
Com as versões anteriores do HTML nós conseguimos marcar diversos elementos do layout, estruturando a página de forma que as informações ficassem em suas áreas específicas. Conseguíamos diferenciar por exemplo, um parágrafo de um título. Mas não conseguíamos diferenciar o rodapé do cabeçalho. Essa diferenciação era apenas percebida visualmente pelo layout pronto ou pela posição dos elementos na estrutura do HTML. Entretanto, não havia maneira de detectar automaticamente estes elementos já que as tags utilizada para ambos poderiam ser iguais e não havia padrão para nomenclatura de IDs e Classes.
O HTML5 trouxe uma série de elementos que nos ajudam a definir setores principais no documento HTML. Com a ajuda destes elementos, podemos por exemplo diferenciar diretamente pelo código HTML5 áreas importantes do site como sidebar, rodapé e cabeçalho. Conseguimos separar a área de conteúdo indicando onde exatamente é o texto do artigo.
Normalmente é utilizado juntamente com CSS(Cascading Style Sheets) que nada mais é que uma linguagem de folha de estilos utilizada para definir a apresentação dos conteúdos em uma linguagem de marcação, no caso o HTML5.

Abaixo segue uma lista dos novos elementos e atributos incluídos no HTML5:

  • section

A tag section define uma nova seção genérica no documento. Por exemplo, a home de um website pode ser dividida em diversas seções: introdução ou destaque, novidades, informação de contato e chamadas para conteúdo interno.

  • nav

O elemento nav representa uma seção da página que contém links para outras partes do website. Nem todos os grupos de links devem ser elementos nav, apenas aqueles grupos que contém links importantes. Isso pode ser aplicado naqueles blocos de links que geralmente são colocados no Rodapé e também para compor o menu principal do site.

  • article

O elemento article representa uma parte da página que poderá ser distribuído e reutilizável em FEEDs por exemplo. Isto pode ser um post, artigo, um bloco de comentários de usuários ou apenas um bloco de texto comum.

  • aside

O elemento aside representa um bloco de conteúdo que referência o conteúdo que envolta do elemento aside. O aside pode ser representado por conteúdos em sidebars em textos impressos, publicidade ou até mesmo para criar um grupo de elementos nav e outras informações separados do conteúdo principal do website.

  • hgroup

Este elemento consiste em um grupo de títulos. Ele serve para agrupar elementos de título de H1 até H6 quando eles têm múltiplos níveis como título com subtítulos e etc.

  • header

O elemento header representa um grupo de introdução ou elementos de navegação. O elemento header pode ser utilizado para agrupar índices de conteúdo, campos de busca ou até mesmo logos.

  • footer

O elemento footer representa literalmente o rodapé da página. Seria o último elemento do último elemento antes de fechar a tag HTML. O elemento footer não precisa aparecer necessariamente no final de uma seção.

  • time

Este elemento serve para marcar parte do texto que exibe um horário ou uma data precisa no calendário gregoriano.

Estas mudanças simplificam o trabalho de sistemas como os dos buscadores. Com o HTML5 os buscadores conseguem vasculhar o código de maneira mais eficaz. Procurando e guardando informações mais exatas e levando menos tempo para estocar essa informação.

Co-autores:
Nathalia Lima
Wendell Ugalds

Referências Bibliograficas:
HTMLProgressivo
W3C
HTML STAFF

Escrito por Andrey Medeiros|Site|Outros textos

Comente!

Atenção: É obrigatório o preenchimento dos campos nome e e-mail!