UXDE dot Net Wordpress Themes

O que é HTML5

O HTML5 (do inglês: Hypertext Markup Language 5) é uma linguagem de marcação hypertexto, feita para o desenvolvimento Web e é uma tecnologia primordial para Internet atualmente. Surgiu como uma solução, devido a uma série de problemas constantes no HTML4, envolvendo principalmente semântica, manipulação de elementos, scripts enormes e bugs nos browsers.

Uma das finalidades do HTML5 é favorecer o manuseamento dos elementos para que o desenvolvedor possa alterar o aspecto dos objetos de maneira discreta e que seja acessível para o indivíduo que vai utilizar o website ou aplicação. Diferentes das versões antecedentes, o HTML5 proporciona utensílios para que possamos trabalhar com o Javascript e o CSS. Além disso, podemos utilizar as APIs do HTML5 para alterar aspectos destes elementos, de maneira que o website ou aplicação prossiga leve.

O HTML5 também elabora novas tags e altera a finalidade de outras. Nas versões anteriores do HTML não existia parâmetros para elaboração de seções comuns e específicas como rodapé. Não existiam regras para nomenclatura de IDs, Classes ou Tags. Não existia uma maneira de reter informações contidas nos rodapés dos websites. Há outros elementos e atributos que suas utilidades e conceitos foram alterados e agora podem ser manipulados eficazmente. Como exemplo, temos os elementos B e I que foram desprezados em versões antecessores do HTML. Agora, B e I, admitem utilidades distintas e trazem mais conteúdos para os usuários.

O HTML5 altera a maneira de como elaboramos códigos e ordenamos a informação na página. Basicamente dizendo, pouco código com mais semântica. Muita interação sem aquela carência por plugins e ausência de funcionamento. É a elaboração de códigos com interoperabilidade, inteiramente realizado para dispositivos modernos e que auxiliam a reutilização da informação de várias maneiras.

Gostou do texto? Já pensou em se qualificar e entrar para o mercado que mais cresce atualmente? Conheça  e participe do curso Programador Web da Fábrica de Software para um Varejo mais competitivo em Campo Grande(MS). Este texto foi produzido como parte das atividades relacionadas com os estudos sobre os Princípios do Designer e páginas Web para Programadores, sobre a orientação do professor Marco Aurélio Dias de Oliveira.

Leia outros textos relacionados com Princípios do Designer e páginas Web para Programadores.

Aplicações offline com HTML5
Novos tipos de campos no HTML5
Usando MathML e SVG com HTML5
Tipos de Links no HTML5
O que são SERVER-SENT EVENTS no HTML5
O DOM e o HTML5
Menus e Toolbars no HTML5
O que é HTML5
Compatibilidade entre os navegadores com o HTML5
Novos elementos e atributos do HTML5

Escrito por Paulo Sandim|Site|Outros textos

Tenho 21 anos e no final do ano de 2013 desisti do curso de Engenharia Elétrica. Com isso, procurei me informar melhor e conhecer outras áreas para tomar uma decisão para o meu futuro profissional. No inicio de 2014, comecei a fazer cursos online na área de TI e acabei me identificando. Tenho interesse pela área de desenvolvimento mobile e web e com este curso poderei adquirir o conhecimento necessário para me destacar no mercado de trabalho, pois a área de tecnologia vive em constante atualização e temos que estar bem preparados.

Comente!

Atenção: É obrigatório o preenchimento dos campos nome e e-mail!