UXDE dot Net Wordpress Themes

Por que utilizar o HTML 5?

sobre Desenvolvimento Web

banner

Com o surgimento em 1990 do HTML (HiperText Markup Language) criado por Tim Berners-Lee, o mundo passou a conhecer e a depender cada vez mais das inúmeras facilidades oferecidas por aqueles que obtém o domínio sobre essa nova linguagem. Nos próximos 10 anos o HTML passou por 4 mudanças, chegando ao HTML3 em 1997 e sendo regulamentado pelo consócio W3C para que não houvessem tantas disparidades no código como aconteceram em 95, quando as empresas de navegadores começaram a criar suas próprias tags obrigando o lançamento de duas versões do HTML no intervalo de 1 ano. Passado esse período de regulamentação e desenvolvimento da ferramenta durante a década de 90, em 2003 o W3C anunciou que descontinuaria as versões do HTML e lançariam o XHTML, causando um certo receio em empresas que vinham investindo pesado em navegadores e aplicações web.

Em 2007 uma organização que tinha nomes como Mozila e Apple apresenta ao W3C uma solução mais simples e ágil e com compatibilidade à versão XHTML. Essa nova linguagem de marcação desenvolvido em paralelo ao consórcio oficial ficou de fato tão boa que fez o W3C reconhecer como a última versão dessa ferramenta e voltar a versão continuada iniciada em 1990, surgia finalmente o HTML 5.
O HTML 5 trouxe uma série de novas funcionalidades e tags que permitiram deixar a criação de websites muito mais dinâmica, atrativa e harmoniosa. Dentre as mudanças significativas podemos destacar a separação total entre HTML, CSS e Java Script, o que tornou não só a criação mais simples e dinâmica mas também garantiu uma enorme facilidade na manutenção e correção de extensos códigos e HTML. Em comparação com o HTML, o 5 também é case insensitive embora ainda seja aconselhado a manter a separação entre maiúsculas e minúsculas pela grande quantidade de pessoas que ainda utilizam o HTML. Surgiram na versão 5 novas tags que ajudam a manter a organização do código, o tornando muito mais amigável até para pessoas que nunca tiveram um contato com esse tipo de linguagem.
A tag <!doctype html> ajuda a identificar o tipo de código que está sendo utilizado, e importante de ser utilizada nesse momento transição já que ainda existem muitos websites que utilizam a versão anterior até os dias de hoje. Também é possível especificar direto no documento HTML 5 o idioma do que está sendo escrito, o que ajuda site de busca como Google a melhor ranquear seu site em seu buscador. Na antiga versão isso também era feito porém, o buscador precisava identificar palavras chaves em seu site para saber por exemplo se ele estava em português (pt-BR) ou inglês (en-US). A integração do CSS significou um grande avanço na edição e manutenção de websites, com poucos comandos é possível alterar toda a estrutura de uma página, desde a formatação do texto, margens e tamanho das imagens. O que você levaria horas para fazer em código na antiga versão do HTML, agora você faz em minutos com muito mais precisão e requinte através do HTML 5.

Caso tenha curiosidade em conhecer um pouco mais da história do HTML acesse a apresentação de slides abaixo abaixo:

Slideshare

Co-autores – Clévson Polidório, Walisson FelipeGabriel Cavazani

Referências Bibliográficas:

Html Progressivo

Linha de Código

W3C

Front end Brasil

Ted

Escrito por Andrews|Site|Outros textos

Comente!

Atenção: É obrigatório o preenchimento dos campos nome e e-mail!