UXDE dot Net Wordpress Themes

Gestão de Projetos com Scrum

Gestão de Projetos SCRUM

No decorrer do curso da Fábrica de Software aprendemos que Scrum é uma maneira ágil para desenvolver projetos softwares, onde equipes trabalham juntas para o desenvolvimento do produto. Scrum é uma framework na qual você pode utilizar diversos processos e técnicas.

O Scrum ajuda no desenvolvimento de seu projeto, o papel dele é fazer com que a cada passo feito e que possa afetar o projeto possam transparecer para aqueles que gerenciam os resultados. Ele fornece uma estrutura que permitir que as equipes possam lidar com essa dificuldade encontrada mais facilmente. 

TIME SCRUM

O scrum possui um conjunto formado por uma equipe auto gerenciável e multidisciplinar chamado de TIME SCRUM, o time scrum tem um papel de executar as tarefas planejadas, e cada um tem um papel essencial nesse processo.

  • Temos o ScrumMaster  é responsável por garantir que o processo seja entendido e avaliar se o time está utilizando corretamente as praticas do Scrum e impedir qualquer atraso na entrega de cada Sprint , qualquer impedimento que esteja ocorrendo ele deverá resolver.
  •  Product Owner também como chamado de “Cliente” possui um papel importante dentro do projeto, ele pode ser o próprio cliente ou alguém confiável que possui a visão do projeto, responsável por garantir o Retorno de investimento (ROI) é responsável pelo gerenciamento do Product Backlog e garantir o valor do trabalho realizado pelo time. Ele deve trabalhar totalmente alinhado com o time para garantir que o ROI seja alcançado.
  • E claro temos o TIME, formado por desenvolvedores com habilidades necessárias para transformar uma ideia do Product Owner em algo potencialmente concreto , todos trabalham juntos para completar o projeto para o qual  se comprometeram, o time é responsável por atingir os objetivos do sprint,  possuem controle sobre o seu processo de desenvolvimento, sendo de sua responsabilidade ao final de cada Sprint mostrar os resultados do projeto para o cliente. 

COMO FUNCIONA

   1. Documento de Visão                                                                                                                                                                                                                 

O plano inicial para começar um projeto Scrum consiste em um Documento de visão e um Product Backlog, o documento de visão é um relatório feito antes para termos uma noção do que acontecerá com o projeto no futuro, uma definição de onde queremos chegar ou qual direção devemos seguir. No documento de visão ficará armazenado  as informações coletadas do cliente,  descrevendo o porque o projeto esta sendo implementado, o documento deve conter os detalhes como quem irá comprar o produto, quem são usuários alvos, quais os cliente que o produto pretende atingir .

 Saiba mais sobre Documento de visão no Artigo do Romualdo Massuia

      2. Product Backlog        

 Com documento de visão pronto vem a parte do Product Backlog que é uma lista que prioriza as funcionalidades desejadas do produto definido pelo Product Owner  nessa lista contém tudo aquilo que será necessário e mais importante para partida inicial do projeto. Durante o Product Backlog ocorrem as Sprint Planning Meeting (reuniões de planejamento) onde será definido objetivo para o Sprint, que é uma breve descrição daquilo que se tentará alcançar no Sprint , participam da reunião o ScrumMaster , o Product Owner e o Time  com duração de até 4 horas, na reunião o Product Owner analisa as funcionalidades contidas no Product Backlog e então descreve para o time os itens de maior prioridade,  a reunião serve para estabelecer planos e metas que serão entregues ao  final da Sprint  e também onde são divididas as tarefas  . Após a priorização os itens são transferidos do Product Backlog para o Sprint backlog .

  3. Sprint Backlog

 No sprint backlog os itens são extraídos do Product Backlog seguindo as bases definidas pelo Product Owner , a equipe determina um tempo que será necessário para completar as funcionalidades . A equipe é quem irá determinar a quantidade de itens que serão retirados do Product Backlog e serão movidas para a Sprint Backlog já que são eles quem serão responsáveis por implementa-lás  , Nessa etapa mãos a obra , esse processo é fundamental para que equipe tenha um entendimento melhor do projeto e  do que deve ser feito , a equipe quebra cada item da Sprint Backlog em uma ou mais tarefas, isso ajuda a dividir o trabalho entre os membros da equipe.

  3.1 Sprint  

Os projetos são divididos em ciclos chamados de Sprint, durante os sprint  a equipe executará as tarefas seguindo a ordem de prioridade definida pelo Product Owner , as sprint duram no máximo 2-4 semanas , diariamente as equipes de desenvolvimento se reúnem em uma Daily Meeting (Reunião diária) de duração 15 minutos para falar o que foi feito no dia anterior , o que será feito no dia que se inicia e se está acontecendo algum impedimento para conclusão da tarefa . Caso haja impedimento é dever do ScrumMaster resolvê-lo , para dar prosseguimento ao projeto. No Scrum os projetos são construídos por partes, pedaços de modo que a cada Sprint feito uma parte do projeto é construída, a cada Sprint feito o projeto vai se incrementando. Ao final de cada  Sprint, a equipe apresenta as funcionalidades que foram implementadas em uma Sprint Review Meeting  (Reunião de Revisão) onde é mostrado o que foi feito ate o momento .

4. Sprint Review Meeting (Reunião de Revisão)  

Na Sprint Review Meeting o ScrumMaster exibirá tudo o que foi feito durante a Sprint para o Product Owner, os participantes da sprint review incluem o Product Owner, ScrumMaster e o Time , clientes , gerencia , engenheiros todos envolvidos no projeto . Durante o Sprint Review, o projeto é avaliado em relação aos objetivos do Sprint citados durante o Sprint Planning Meeting. A apresentação sobre o projeto deve ser feita pelo time em formato de demo. O Product Owner avalia o que foi feito e o que não foi e o time discute sobre as mudanças que ocorreram durante a sprint os problemas encontrados e os problemas resolvidos, o  time então exibe o trabalho pronto e o Product Owner decidirá se aprovará ou não cada uma delas .

5. Sprint Retrospective (Reunião de Retrospectiva)  

Após a reunião de revisão, ocorre uma reunião do time junto com o ScrumMaster chamada de Sprint restrospective está reunião ocorre ao final de cada sprint ,  nela são debatidas o que funcionou bem no projeto e o que não funcionou ao longo da sprint , o que deu de errado e o que poderá ser melhorado para próximo sprint. Com intuito de levantar soluções para os erros que ocorreram, e assim a equipe vai aprendendo e melhorando o seu desenvolvimento. 

Scrum

 

                        PONTOS POSITIVOS AO IMPLANTAR O SCRUM

 A utlização do Scrum nos projetos possuem diversos pontos positivos como a presença do Product Owner acompanhando o projeto passo a passo com uma visualização boa do quanto falta para atingir o objetivo podendo saber nas reuniões. A aproximação do cliente com o time possibilitando avaliar se está tudo correto de seu gosto, organização excelente, divisão das tarefas e auto-gerenciamento da equipe.

As tarefas são cumpridas no prazo e a cada fim de Sprint o cliente valida o que foi desenvolvido mostrando os resultados obtidos para satisfação do cliente.

Nas reuniões todos conversam sobre o que estão fazendo, os resultados encontrados a troca de ideias fazendo assim com que o desenvolvimento do projeto seja mais rápido sem contar com o conhecimento adquirido com os colegas. As tarefas são separadas de acordo com que a equipe seja capaz de finalizar livrando-o assim de ficar sobrecarregado com a tarefa.

Quer aprender mais sobre Gestão de Projetos, Leia também:

Artigo escrito pelo Samuel Cavalcante sobre Os cuidados ao implantar o Scrum.
Artigo escrito pelo Albert Loubet sobre ITIL – o que é, como funciona e o mercado
Artigo escrito pelo Leandro Arakaki sobre O que é CMMI?

Comente!

Atenção: É obrigatório o preenchimento dos campos nome e e-mail!