UXDE dot Net Wordpress Themes

O que é CMMI?

sobre Gestão de Projetos

CMMI (Capability Maturity Model Integration)

Para que  possamos ter um software de qualidade, precisamos atender todas as funcionalidades que o cliente pede, para isso acontecer devemos saber o que o nosso cliente deseja e fazer um levantamento de requisitos, o problema é como saber se os requisitos estão de acordo com o especificado pelo cliente e como deixar o software com uma cara mais profissional, sem ter que passar por constrangimento de que o produto final não era aquele como o combinado? O busca por parte das empresas em diminuir este tipo de constrangimento, é um dos grandes desafios dos profissionais de TI. Neste sentido metodologias de gestão de processos surgem para dar suporte e apoio durante o Ciclo de Vida do  Desenvolvimento de Software. Uma dela é o chamado CMMI (Capability Maturity Model Integration), que no português significa Modelo de Integração de Capacidade e Maturidade.

O CMMI é um modelo de qualidade e maturidade que contem boas praticas para melhorias no processo para desenvolvimento de software, foi criado pelo SEI (Software Engineering Institute) e patrocinado pelo departamento de defesa dos Estados Unidos.

O CMMI visa fornecer às organizações um conjunto de melhores práticas em desenvolvimento e manutenção de produtos e serviços tecnológicos. Pode ser usado como um guia na priorização de ações e esforços de melhoria em seus processos. Quando uma organização atinge um nível de maturidade, considera-se que seus processos alcançaram uma determinada capacidade. O nível de maturidade e capacidade esta divido em 5 etapas, que são:

A empresa poderá recorrer com duas alternativas para ver se os processos estão de acordo ou não com o padrão de qualidade exigidos por elas. A primeira é chamada de representação continua que visa checar o interesse da empresa por um ou mais processos. A segunda é representação por estagio que visa um ou vários processos passando por varias etapas, começando no nível 1 e podendo checar ao nível  5.

É importante frisar que o CMMI é para medias e grandes empresas que querem conquistar um mercado interno e externo.

Para micros e pequenas empresas a melhor forma de chegar numa qualidade de software desejada que nem a do CMMI é procurar pela certificação MPS. BR. O MPS. BR é uma metodologia igual a do CMMI só que em versão brasileira. Essa certificação ajuda micros e pequenas empresas a obterem reconhecimento que antes era  impossível por causa do alto custo da certificação do CMMI.

Para saber mais informações sobre  e  

http://www.sei.cmu.edu/cmmi/

http://www.softex.br/mpsbr/_home/default.asp

Escrito por Leandro Arakaki|Site|Outros textos

Oi galera tudo bom? Meu nome é Leandro Nascimento Arakaki, tenho 24 anos e sou acadêmico do curso de Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas.Gosto de tudo que esta relacionado sobre tecnologia e um grande curioso no assunto, e um dos meus maiores hobbys são: Videogames e Culinária.

Comente!

Atenção: É obrigatório o preenchimento dos campos nome e e-mail!