UXDE dot Net Wordpress Themes

Vai usar Scrum, o que é preciso saber?

sobre Gestão de Projetos

Enquanto estudava o modelo de operação do Programa Fábrica de Software do Senac/MS, realizei algumas pesquisas sobre o Scrum e só encontrei materiais de O que é Scrum e como fazer algumas coisas, mas não achei materiais sobre os cuidados que as pessoas devem tomar ao implantar Scrum, ou qualquer framework de melhores práticas. Achei interessante o assunto e segue abaixo o resultado dos estudos.

Mas o que é Scrum, segundo (Scrum.org, tradução literal): “[…] Scrum é uma maneira para que as equipes trabalhem juntas para desenvolver um produto […]”, partindo da premissa de um produto sendo desenvolvido em pequenos pedaços e baseando-se em peças criadas anteriormente. Acredita-se que essa construção em pequenos pedados estimula a criatividade e permite feedback constante, melhorando o foco produtivo para o que é realmente necessário produzir.

Analisando o Scrum pode-se concluir que desenvolver um produto em pequenas partes possibilita a equipe trabalhar em conjunto para solucionar problemas, que venham a surgir, de forma mais eficaz, ou seja, projetos colaborativos. Conforme Scrum.org:

“More specifically, Scrum is a simple framework for effective team collaboration on complex projects. Scrum provides a small set of rules that create just enough structure for teams to be able to focus their innovation on solving what might otherwise be an insurmountable challenge. However, Scrum is much more than a simple framework. Scrum supports our need to be human at work: to belong, to learn, to do, to create and be creative, to grow, to improve, and to interact with other people. In other words, Scrum leverages the innate traits and characteristics in people to allow them to do great things together.”

Mas o que é preciso saber?

  • Não existe modelo ideal aplicável para todas as empresas, por que cada empresa é um organismo, ou seja, independente do framework será necessário realizar adaptações com o modelo de negocio da empresa. O Scrum funcionara de uma maneira para a empresa A e de outra para empresa B e talvez não seja aplicável a empresa C.
  • Nada funciona perfeitamente no inicio, é um inicio e a equipe não sabe como fazer, ou seja, a priori existirão resultados negativos até que se tenha um modelo ideal de trabalho para a empresa em questão, mas com os devidos ajustes a produtividade será ampliada de forma gradativa e o acompanhamento será efetivo.
  • Prepare a equipe, para usar Scrum a equipe tem que ser comprometida e saber receber feedback, pois as falhas aparecem em tempo de projeto, ou seja não da para esconder um problema ou falha.
  • O Scrum Master não é produtor, ele não deve executar atividades fins do projeto, o ideal é que ele controle o processo produtivo e ajude a solucionar os problemas.
  • As reuniões diárias se tornam cansativas, em muitos casos os produtores, reclamam das reuniões diárias, pois são repetitivas, mas no âmbito empresarial e do projeto são essências para o acompanhamento das tarefas a serem executadas. Crie formas de gerenciar a expectativa da equipe para essas reuniões.
  • Tenha paredes livres na sala, o ideal é ter um quadro Scrum para as equipes visualizarem a evolução dos projetos.

Segue imagens de um exemplo de quadro Kanban para Scrum.

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/-Zqpc07XbdRk/UE-blck6REI/AAAAAAAABEQ/TxMuC5a_bfU/s1600/QUADRO_Kanban_atividades.png

Fonte: Quadro Kanban. Clique aqui para fonte

Falar um pouco mais sobre quadro Kanban é outra para outro post.

Possui graduação em Engenharia da Computação pela Anhanguera-UNIDERP (2008), pós graduação em Engenharia de Sistemas pela Escola Aberta do Brasil (2011). Tem experiência na área de Engenharia Eletrônica, com ênfase em Engenharia da Computação. Experiência em elaboração de projetos de Educação, Docência em cursos Técnicos, Superior e Educação a Distância em cursos Livres na área de Tecnologia. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3700157676681331 Blog pessoal: http://www.samuelcavalcante.com/

Comente!

Atenção: É obrigatório o preenchimento dos campos nome e e-mail!