UXDE dot Net Wordpress Themes

Product Backlog e Sprint Backlog 2

sobre Gestão de Projetos

PRODUCT BACKLOG

O Product backlog é uma lista não-priorizada, criada pelo Product Owner, de todas as especificações do produto, sendo elas importantes ou não. Cabe ao Time de Desenvolvimento ordenar a lista, para maximizar o nível de utilidade do produto, com o intuito de concluir primeiro os itens considerados mais importantes pelo Product Owner, caso contrário o produto não será útil para o mesmo.

10859796_713132012117719_904994325_n

PLANNING POKER

Após a ordenação da lista, o Time de Desenvolvimento analisará item por item, e definirá o nível de dificuldade de cada um, geralmente utilizando como base os primeiros números da Sequência de Fibonacci, sendo 1 uma tarefa extremamente fácil e 89 extremamente difícil, caso em que geralmente é necessário treinamento da equipe. Este processo costuma ser chamado de Planning Poker.

SPRINT BACKLOG

O Sprint Backlog é uma sub-lista de tarefas, que surge do que é listado no gerenciamento de visão de projeto junto ao Product Owner (Product Backlog). Os itens do Sprint Backlog são extraídos do Product Backlog, pela Equipe SCRUM, com base nas prioridades definidas pelo Product Owner e a percepção da equipe sobre o tempo que será necessário para completar as várias funcionalidades.

Cabe a Equipe SCRUM determinar a quantidade de itens do Product Backlog que serão trazidos para o Sprint Backlog, já que é ela quem irá se comprometer a implementá-los. É essencial o comprometimento do time na seleção dos itens do Sprint Backlog, uma vez que são eles que desenvolverão e completarão as tarefas definidas, identificando assim os impedimentos e estimativas de prazos.

Durante um Sprint, o Scrum Master mantém o Sprint Backlog atualizado para refletir que tarefas são completadas e quanto tempo a equipe acredita que será necessário para completar aquelas que ainda não estão prontas.

O Sprint Backlog não deve ser alterado pois a meta da Sprint não pode ser alterada. Além disso, incluir um novo item ao Sprint Backlog pode fazer com que outros itens não sejam completos. Por isso, itens novos só podem entrar no Sprint Backlog se estiverem relacionados à meta e se forem cumpri-la de uma forma que os itens já presentes não cumprirão.

Antônio Francisco Magalhães

Leonardo Miyagi

Paulo Eduardo Araujo Sandim

Raphael Melo dos Santos

Escrito por Raphael Melo|Site|Outros textos

Comente!

Atenção: É obrigatório o preenchimento dos campos nome e e-mail!