UXDE dot Net Wordpress Themes

Responsabilidades dos papeis do Scrum

sobre Gestão de Projetos

A gestão de projeto é de extrema importância, pois é a maneira com que os projetos podem ser trabalhados de forma eficiente, onde deve ser bem planejado para não ocorrer imprevistos e é de responsabilidade do gestor  em definir o projeto e entender todos os fatores e riscos que poderá ter, inclui também a definição e adoção de um Plano de Gestão como o Scrum.

Para garantir o sucesso do projeto a equipe toda necessita estar em pleno conjunto de organização, planejamento, força de vontade e liderança para que se consiga alcançar as metas.

Scrum Master

O papel do Scrum Master é garantir que um time atingira suas metas, utilizando seu conhecimento com Scrum, suas habilidades em lidar com as pessoas, em comunicação, resolução de conflitos e entre outras, juntamente com a ajuda do Product Owner e do Time de Desenvolvimento para serem mais eficazes na realização do trabalho.

Mas não é uma tarefa fácil, pois um bom Scrum Master tem que estar preparado para varias ocasiões como: resolver impedimentos, promover mudanças organizacionais, moderar discussões e fazer que todos os papeis do Scrum sejam compreendidos e executados.

Product Owner

É o papel de maior responsabilidade, pois é ele que define os Products Backlogs e as prioriza durante as Sprints, assim representando o cliente e sendo também responsável pelas decisões e metas.

Características:

  • Conhecer as necessidades do cliente;
  • Garantir o ROI (Retorno de Investimento);
  • Registrar com clareza os itens do Product Backlog;
  • Priorizar os itens do Product Backlog;
  • Garantir que a equipe entenda 100% dos itens do Sprint Backlog.

O cotidiano de um Product Owner é de dedicar-se 50% de seu tempo junto ao cliente e usuários, já os outros 50% é de dedicar-se ao time Scrum, participando dos planejamentos, retrospectivas e reuniões diárias.

Time SCRUM

A equipe ou time Scrum é responsável por entregar e desenvolver o produto.

O time SCRUM é auto organizável e multifuncional, onde possui toda a competência necessária para executar o trabalho e idealizados de forma a otimizar a produtividade, trabalhando diariamente para assegurar o desenvolvimento de todo o projeto.

É de responsabilidade do time definir como o trabalho será executado e dividido entre os membros, apesar de ser auto organizado, o time deve seguir a priorização estabelecida pelo Product Owner.

Com planejamento a equipe tem que realizar a execução de um Sprint, os membros do time tem a responsabilidade de realizar o trabalho de concepção, construção, integração e testes de um Product Backlog.

Artigo escrito por: Anderson Friaça, Eduardo Pacheco, Kaique Miyasato e Crysthoffer Ratier.

Escrito por Eduardo Pacheco Pedrozo|Site|Outros textos

Comente!

Atenção: É obrigatório o preenchimento dos campos nome e e-mail!