UXDE dot Net Wordpress Themes

Programação Estruturada Versus Programação Orientada a Objetos

sobre Programação

Neste artigo, quero mostrar algumas diferenças entre a programação estruturada (PE) e a programação orientada a objetos (POO). Logo quando pensamos em criar um programa, temos que analisar qual programação é a mais adequada para um problema em questão. Tanto a programação PE ou a programação OO possuem seus pontos altos e baixos, porém a orientada a objetos tem ganhado a preferência dos desenvolvedores para os novos projetos. Graças a facilidade de manipular os dados pois trabalhamos com classes, objetos, herança, encapsulamento de regras de negócios, estruturas de dados, etc., onde cada classe tem seu objetivo específico, assim fazer qualquer alteração em seu código se torna muito mais fácil, mais rápido e sem “danos” em classes dependentes da mesma.

A programação estruturada é formada apenas por três estruturas, que são sequência, onde uma tarefa é executada logo após a outra, decisão quando um teste lógico é executado ou não, e iteração que a partir do teste lógico algum trecho do código pode ser repetido finitas vezes. Seus códigos ficam em um mesmo bloco, sendo mais difícil e demorado fazer uma alteração, pois teremos que olhar se nenhum outro código depende daquele, fazendo uma análise mais detalhada. É fácil de entender, sendo usada em cursos introdutórios a programação. No final deste artigo, vemos um exemplo de programação estruturada, um programa bem simples usado somente para exemplo. O mesmo exemplo está disponível para visualização, abaixo do exemplo da PE, onde criamos mais pacotes e classes como boas práticas para programar em OO.

Na imagem da programação estruturada, fica claro quando falamos em declarar variáveis, métodos e funções em uma mesma página. Na orientada a objeto vemos as classes, pacotes, e o que caracteriza uma POO. Na tela 01 declaramos as variáveis, na tela 02 mostramos as fórmulas e na tela 03 captura os dados via teclado.

Imagine fazer uma alteração em um formulário na programação estruturada, onde teremos que ver o que será afetado, onde teremos que reestruturar e assim olhar código por código e ver se nada foi afetado com a alteração. Na orientada a objetos as rotinas e funções estão em objetos separados, encapsulados, facilitando as alterações e atualizações. Procuramos a classe onde o método esta definido, e assim alterando somente aqueles métodos.

Na fábrica de software nosso foco é Java, e essa linguagem é toda orientada a objetos, pois não existe uma linguagem de PE para Java, onde aprendemos a lidar com classes, métodos, herança, polimorfismo entre outros que caracterizam uma POO. Na minha graduação em Tecnologia em Redes, estamos aprendendo a linguagem C estruturada, onde vemos as vantagens e desvantagens em cima da POO.

Minha opinião é que a melhor forma de programar é a orientada a objeto, pois fica bem mais fácil de manusear os códigos, através da herança podemos usar variáveis e métodos já declaradas em outras classes, fica fácil de dar manutenção no programa, fácil para outros programadores possam entende o raciocínio lógico e também alterar os códigos e em questões de segurança é difícil do código ser copiado graças ao encapsulamento das classes

 

Exemplo Programação Estruturada

Programação Estruturada

Tela 01

 

Exemplo Programação OO

Exemplo Programação OO

Tela 02

 

Exemplo Programação OO

Exemplo Programação OO

Tela 03

 

Exemplo Programação OO

Exemplo Programação OO

Escrito por Adriel Perez Santos|Site|Outros textos

Comente!

Atenção: É obrigatório o preenchimento dos campos nome e e-mail!