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Os métodos dentro de uma Activity.

AutoCompleteTextView

Antes de começarmos a falar sobre os métodos do ciclo de vida de uma aplicação dentro de um sistema operacional Android, precisamos definir alguns conceitos que serão usados com frequência.

 Activity:

É a classe principal de uma aplicação, é nossa classe main.

Ciclo de vida:

É o tempo que uma aplicação é executada, o início, meio e fim.

Primeiro plano/foco:

Usamos esses dois termos quando a aplicação está sob a visão do usuário, onde ele tem acesso direto a ela.

Segundo plano/Background:

Esses termos são usados quando uma aplicação que estava em primeiro plano é sobreposta a outra, deixando claro com um exemplo: Você está usando o aplicativo Instagram, e após a uma operação o aplicativo do facebook é aberto automaticamente, então dizemos que o Instagram deixa o primeiro plano, e assume o background, e o facebook agora fica em foco.

Dentro de uma aplicação Android existem vários métodos que determinam o ciclo de vida da da classe Activity. Aqui citaremos detalhadamente cada uma.

Essa imagem detalha bem o ciclo de vida de uma Activity, dentro dela há métodos essenciais para o funcionamento correto de um aplicativo.

activity_lifecycle

Em um sistema Operacional Android é possível que várias Activity concorram pela aplicação principal, se uma aplicação é iniciada e depois outra é também, a primeira fica em segundo plano, provavelmente pausada, dependendo do que o SO vai ordenar para aplicação, veremos isso melhor mais pra frente.

Sempre que a Activity é iniciada, um método chamado onCreate é iniciado também, esse por sua vez, diferente dos que citaremos a frente, uma única vez. Ele é responsável por toda a inicialização necessária para o funcionamento de uma Activity. Quando fechamos a aplicação ou inicializamos o SO é necessário que esse método seja chamado novamente quando inicializarmos novamente a aplicação, ou seja, o método chamado uma única vez enquanto o aplicativo estiver dentro de sua vida útil.
Exemplo: Ao clicar para abrir o aplicativo do Twitter por exemplo, esse método é chamado, pode-se perceber que como é a primeira vez que estamos usando o aplicativo demora-se alguns segundos a mais, pois esta sendo carregado as primeiras informações necessárias para o sucesso da mesma.

Logo após a execução do método onCreate obrigatoriamente é chamado o método onStart, que faz com que a Activity fique em primeiro plano, em contato direto com o usuário. Esse não somente é chamado nesse caso, mas também quando uma aplicação que está em Background e irá voltar para primeiro plano.

O método onResume também é chamado quando o método onStart é termina sua execução. É ele quem faz a Activity ter foco principal, então sempre que uma aplicação for iniciada ou quiser voltar a ter o foco principal o método onResume participa do processo.

O método onPause é chamado quando uma aplicação em que está com o foco e sai para Background, ou seja, quando outra aplicação entra em ação e vai pro lugar dela em primeiro plano. Para ser reiniciado a Activity que foi pausada, usa-se o método onResume. Exemplo: Está sendo executado o aplicativo do banco do brasil por exemplo, então o browser é aberto, então na aplicação do banco do brasil o método onPause é chamado.

O método onStop é chamado quando a aplicação está sendo encerrada, não podemos confundir com o onPause, pois lá a Activity está entrando em background, e aqui a aplicação entra em execução novamente usando onRestart ou é chamado o método onDestroy para definitivamente encerrar a aplicação.

O método onRestart é chamado imediatamente antes do método onStart, quando uma aplicação volta a ter o foco após estar em segundo plano( background).

Método onDestroy, dentro do ciclo de vida de uma aplicação é a ultima função a ser executada, ela é responsável por liberara memória da aplicação em atividade, após isso, ela não pode ser mais usada dentro do mesmo ciclo, ou seja, não podemos dar um onStart ou um onResume. Para executarmos a mesma aplicação novamente só dentro de um novo ciclo de vida, que começara novamente com o método onCreate.

A junção de todos os métodos que foi visto a cima dirige o clico de vida de uma aplicação Android. O programador pode criar o método como ele desejar, porém, quem irá decidir a hora correta de chamarem os métodos, é o SO do aparelho.

Exemplo de uma classe Activity:


import android.app.Activity;

import android.os.Bundle;

import android.app.Activity;

import android.os.Bundle;

import android.widget.TextView;

public class Hello extends Activity {

@Override

public void onCreate(Bundle savedInstanceState) {

super.onCreate(savedInstanceState);

TextView tv = new TextView(this);

tv.setText("Bem vindo!");

setContentView(tv);

}

}

Nascido em 1992, na terra maravilhosa de Campo Grande do Mato Grosso do SUL. Estou cursando Ciências da computação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e participo do projeto Fábrica de Software - SENAC-MS. Tenho como objetivo sempre conhecer coisas novas e sempre aprender. Vivo a vida da melhor maneira possível e aproveitando as oportunidades que vierem e as que eu conquistar. Se me perguntares o que serei daqui 5 anos, respondo: O que Deus permitir que eu seja.

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