UXDE dot Net Wordpress Themes

JAVA OO (Orientação a Objeto)

sobre Java, Programação

Java OOQuando falamos ou pensamos em JAVA, já nos vem a mente Web,  jogos. Correto, porem o JAVA não está presente somente na Web ou em jogos, está em aparelhos de radio, TV’s, celulares, controles remotos, GPS, liquidificadores, cafeteiras e etc. Considero o JAVA uma das linguagens mais completas, é uma linguagem que roda em qualquer plataforma ou dispositivo. Por exemplo, quando o JAVA é compilado é gerado um bytecode que roda em uma (VM) Virtual Machine – Maquina virtual, e é essa tecnologia que possibilita esta linguagem de rodar em qualquer plataforma.

Mas um dos maiores motivos do JAVA cair no gosto dos programadores foi a Orientação a Objeto (OO), a segurança e a robustez desta linguagem.

Vamos falar um pouco sobre OO. Na Orientação a Objeto temos alguns termos reservados, como: Classes, Métodos, Atributos, Herança, Polimorfismo,  Instancias, Interfaces, sobrecarga, encapsulamento.

O que é um Objeto em Java?

Um objeto é um elemento computacional que representa alguma entidade (abstrata ou concreta). Objetos são agrupados em classes.

Na orientação a objetos, tudo pode ser representado como um objeto. Sob o ponto de vista da programação, um objeto não é muito diferente de uma variável de programação convencional. Por exemplo, quando se define uma variável do tipo int em Java, essa variável tem um espaço alocado na memoria com um tamanho fixo, tem um conjunto de ações associadas a ela.

OO: É o que nos possibilita na programação chegar o mais próximo da vida real, nela podemos criar modelos reais da nossa vida. Ex.: podemos criar um computador virtualmente com todas as suas funções reais, ligar, hibernar, reiniciar, desligar e etc.

Classes: Começo dizendo que uma classe não é um objeto, uma classe é um protótipo de um objeto, através dela informamos a VM que podemos criar objetos através dela. A classe fornece ao objeto o que ele pode fazer e qual informação ele pode guardar.
Sintaxe:

class Pessoa {    }

Métodos: É uma ação a ser executada pela classe. Ex.: temos a classe pessoa e temos uma ação o método dormir.

Sintaxe:

public void dormir () {      }

Atributos: Os Atributos são também conhecidos como as Variáveis, mas em Java usa-se o termo Atributo são simplesmente  espaços endereçados na memoria com tamanho definido, de acordo com o tipo do dado que foi especificado.

Sintaxe:

int idade;
private String nome;

Herança: A herança é quando usamos todos os métodos e atributos da classe pai, é usada no intuito de reaproveitamento de código, usamos a herança quando precisamos usar em uma subclasse os mesmos métodos com o mesmo comportamento da classe pai, não só os métodos, mas tudo que a classe tem, herdamos, ai não precisamos reescrevê-los. Para informar que estamos usando herança usamos o “extends”.

Sintaxe:

class Homem extends Pessoa { }

Polimorfismo: Significado muitas formas, Podemos fazer com que o objeto se comporte de maneira diferente, com diferentes dados. O polimorfismo esta ligado diretamente a herança.

Ex:
public abstract class SexoPessoa {
public abstract String sexo(String s);

}

public class Masculino extends SexoPessoa {

public String sexo(String s) {

return “Eli”;

}

}

public class Feminino extends SexoPessoa {

public String sexo(String s) {

return “Liliane”;

}

}

public class Pessoa {

public static void mostrarSexo(SexoPessoa ver, String s) {

System.out.println(“O nome é: ” + ver.sexo(s));

}

public static void main(String args[]) {

Pessoa.mostrarSexo(new Masculino(), “M”); // A saida será Eli

Pessoa.mostrarSexo(new Feminino(), “F”); //A saida será Liliane

}

}


Sobrecarga: É quando criamos vários métodos com o mesmo nome porem com assinaturas diferentes. E neles executamos ações diferentes.

Ex.:
 public Pessoa() {

super();

}

public Pessoa(int x){

}

public Pessoa(double y){

}

public Pessoa(String nome){

}

Instancia: É quando criamos um objeto de uma classe ou seja instanciamos uma classe para um objeto. Usamos a palavra new, assim estamos realizando uma instancia.

Sintaxe:
 Pessoa pessoa = new Pessoa();

Interface: Uma interface são classes reservadas da api do Java. Nela não podemos instanciar objetos, o que podemos fazer é sobrepor os métodos existentes. Usamos uma interface com a palavra “Implements”.

Sintaxe:  
public class Pessoa implements Serializable { }


Encapsulamento: Separar um programa em partes, podemos dizer mais segurança, o mais isolado possível. Facilidade para modificar o código ou novas implementações. Só de acessarmos um atributos pelos métodos estamos usando os encapsulamento, pois acessando pelos métodos não alteramos os valores diretos nos atributos.

Ex.:
public class Pessoa {

private String nome;

private int idade;

public String getNome() {

return nome;

}

public void setNome(String nome) {

this.nome = nome;

}

public int getIdade() {

return idade;

}

public void setIdade(int idade) {

this.idade = idade;

}

}

Então isso é um pouco do que é java Orienta a Objeto.
Agora quando formos falar ou pensar em Java lembraremos, que o Java não é só uma simples palavra mas sim uma forte e poderosa linguagem de programação Orientada a Objeto e que está presente muitos dispositivos móveis e etc.

Escrito por Eli Gabilon|Site|Outros textos

Tecnólogo de Processos Gerenciais, atualmente acadêmico do curso de Ciência da Computação 5º semestre e aluno do Curso Fábrica de Software - Programador Web.

Comente!

Atenção: É obrigatório o preenchimento dos campos nome e e-mail!