UXDE dot Net Wordpress Themes

Tipos de dados em Java

sobre Java, Programação

Tipos de Dados em Java

 

            Primeiramente, o quê são dados? Dados são um conjunto de informações, podendo ser organizadas ou não. Em uma linguagem de programação este conceito não é diferente, as variáveis em Java, devem possuir uma “etiqueta” para dizer que tipo de dado poderá ser armazenado na memória dessa variável, então temos os tipos de dados.

Os 8 tipos primitivos de dados em Java são:

byte: O tipo de dado byte pode ter valores inteiros ou negativos e requer 8 bits para serem implementados. O valor máximo de uma variável do tipo byte é de 127 e o valor mínimo é de -128. A vantagem do tipo de dado byte, é a economia de memória.

short: Assim como a variável byte, essa pode ter valores inteiro negativos ou positivos, porém com o dobro de bits da variável byte, contendo assim 16 bits para serem implementados. O valor mínimo de uma variável do tipo short é de -32.768 e o valor máximo é de 32.767. Uma variável assim como byte, para ser utilizada em casos mais específicos, economizando memória.

int: Uma das variáveis mais utilizadas na linguagem Java, ela pode armazenar valor negativos ou positivos, porém com o dobro de bits da variável short, ou seja contando 32 bits para serem implementados. Os valores que uma variável do tipo int pode armazenar são, de -2.147.483.648 até 2.147.483.647.

long: A variável long é uma variável circunstancial assim como a byte e a short, porém para um uso mais excessivo de memória, tendo o dobro de bits que uma variável do tipo int, assim tendo 64 bits para serem implementados.

float: O tipo de dado float é de precisão simples de 32bits (IEEE 754), é uma variável para armazenar valores decimais, porém utilizando menos espaço na memória do que a variável double, assim como ocorre com o byte/short e o int.

double: O double é um tipo de dado de dupla precisão de 64 bits (IEEE 754), é utilizada para armazenar valores do tipo decimal, assim como a int, a double é a opção padrão para o armazenamento de dados da sua espécie.

boolean: O tipo de dado boolean é certamente o tipo mais primitivo de dados, ele só possui apenas dois valores: true e false (verdadeiro ou falso).

char: O tipo de dado char é o que armazena caracteres, assim tendo 16 bits único Unicode (Unicode é um padrão que permite aos computadores representar e manipular, de forma consistente, texto de qualquer sistema de escrita existente.). A variável do tipo char tem o menor valor de ‘\u0000’ (ou 0), e um valor máximo de ‘\uffff’ (ou 65535).

Segue abaixo alguns exemplos com os tipos de dados na linguagem Java:

Exemplos de Dados em Java

Bibliografia:

https://www.ieee.org/index.html

https://dealunoparaaluno.wordpress.com/2013/04/03/os-8-tipo-de-dados-primitivos-em-java/

http://www.dm.ufscar.br/profs/waldeck/curso/java/part22.html

http://pt.wikibooks.org/wiki/Java/Tipos_de_dados_prim%C3%A1rios

http://www.tiexpert.net/programacao/java/tipos-de-dados.php

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dados

Escrito por Vagner Gonçalves de Almeida Garcia|Site|Outros textos

Comente!

Atenção: É obrigatório o preenchimento dos campos nome e e-mail!