UXDE dot Net Wordpress Themes

Microdata no HTML5

Microdata HTML5.

O microdata é um padrão de representação de informações exclusivas do HTML5. As informações apresentadas através do microdata utilizam elementos derivados de um vocabulário específico, este vocabulário contém especificações de propriedades utilizadas e qual tipo de informações elas representam.

Atualmente, podemos encontrar vocabulários de microdata através do site http://www.data-vocabulary.org/, contendo especificações para descrever tipos de dados tais como, pessoas, empresas, produtos e ate breadcrumbs. Utilizando este padrão de representação de dados, você possibilita que mecanismos de busca entendam as informações armazenadas e facilitam a outras aplicações reconhecer e importar dados diretamente de seu site.

Com utilizar o microdata no HTML5.

Primeiramente devemos adicionar uma tag que sera o escopo do microdata, ou seja, sera o elemento que contem as informações. Para isso, essa tag deve possuir as propriedades itemscope, que define um item de dados e o itemprop, que define o nome de uma propriedade. Para facilitar ainda mais a busca de dados, podemos usar o itemtype, que define de que tipo de entidades aqueles itens pertencem.
Um exemplo onde podemos ver a aplicação destes três itens em um arquivo HTML.

<!DOCTYPE html>
<html>
<head>
<meta charset="UTF-8" />
<title>Microdata Exemplo</title>
</head>
<body>
<h1>Resultados Finais</h1>
<ol>
<li>
<dl itemscope itemtype="aluno">
<dt>nome</dt> <dd itemprop="nome">Joaquim</dd>
<dt>total</dt> <dd itemprop="total">10.764</dd>
</dl>
</li>
<li>
<dl itemscope itemtype="Aluno">
<dt>nome</dt> <dd itemprop="nome">Manoel</dd>
<dt>total</dt> <dd itemprop="total">12.449</dd>
</dl>
</li>
</ol>
</body>
</html>

Microdata hoje em dia.

Com a evolução na área da tecnologia, surgem contantes necessidades de manipulação de dados e afins, para isso o microdata está ai para reduzir muitos e muitos problemas nas gestões de dados em códigos HTML. Recorrer a esta ferramenta diminui muito o tempo de programação e com isso muita dor de cabeça.

Artigo Anterior || Proximo Artigo.

Escrito por Antônio Francisco dos Santos Magalhães|Site|Outros textos

Comente!

Atenção: É obrigatório o preenchimento dos campos nome e e-mail!