UXDE dot Net Wordpress Themes

Layouts Android

Neste post iremos falar sobre os tipos de Layout do Android. O Layout é a parte mais importante de uma aplicação, pois o Layout (Interface Grafica) é a camada que vai agradar ou não os usuários.

Existem cinco tipos de layout no Android.

Linear Layout : Organiza os elementos em uma linha ou em uma coluna.

Table Layout : Organiza os elementos em forma tabular.

Relative Layout : Organiza os elementos em relação a outro ou do pai.

Absolute Layout : Posiciona os elementos absolutamente.

Frame Layout : Permite a alteração dinâmica dos elementos que ele contem.

Linear Layout .

Este é um layout padrão criado automaticamente quando construímos um projeto, ele é utilizado para mover seus componentes em uma única direção: vertical ou horizontal.
Este tipo de Layout respeita as margens e alinhamento (ao centro, a esquerda ou a direita. Em Android chamados esse atributo de gravity).
É possível atribuir pesos, individualmente para que os componentes possam ocupar o restante do espaço do layout, evitando que pequenos objetos deixem espaço desnecessários no layout.
Os componentes podem ser  ajustados para preencher todo o espaço da tela, variando assim a necessidade de cada projeto.

rsrs

Table Layout

O TabletLayout comporta seus filhos em linha e colunas. Cada filho é representado pelo componente TableRow (que uma espécie de LinearLayout restrito na direção horizontal) que permite que uma ou mais células sejam adicionadas horizontalmente, sendo que cada celula pode conter apenas um único View.

O número de colunas é definido pela linha que tiver mais células. Este tipo de layout não mostra as linhas utilizadas para dividir TableRow, colunas ou células (que são mostradas em linhas tracejadas vermelhas).

Conforme uma TableRow for sendo adicionada , o próximo será adicionado abaixo da anterior e assim sucessivamente. As células podem ser vazias, e as colunas podem ser ocultadas ou marcadas para preencher os espaços restantes da tela ou para que sejam compressíveis para forçar que estas sejam ajustadas até que complete todo o espaço restante da tela.

TableLayout

Relative Layout

O RelativeLayout é um layout que organiza seus componentes de forma relativa e é um dos Layout mais utilizados pelos desenvolvedores Android. A posição de cada um dos componentes pode ser especificada de acordo com a relação do elemento irmão (tal como para a esquerda, de ou abaixo de outro ponto de vista).

12316v4

Absolute Layout

Este tipo de layout organiza seus componentes de forma a implementar um plano cartesiano, no qual as suas posições x e y devem ser definidas para que estes possam ser posicionados de forma absoluta, sendo que os valores da coordenadas de x crescem da esquerda para direito e da coordenada y, de cima para baixo.

Este tipo de layout deve ser utilizado com cautela, pois seus objetos são sobrepostos e caso suas posições sejam informadas incorretamente, o layout da sua aplicação não se comportará da forma desejada caso ela seja desenvolvida para rodar em dispositivos com resoluções diferentes.

android-layouts5

Frame Layout

Este tipo de layout é um dos mais simples e mais utilizados pelos desenvolvedores do Android. Um dos fatores por ele ser bastante utilizado é por exibir um único ponto de vista, seu tamanho é definido pelo seu maior filho, mais o espaçamento e todos os componentes são agrupados no canto superior  esquerdo do layout.

device-2012-05-31-1748531

O desenvolvimento Android facilita muito a elaboração de interfaces grafica, permitindo que qualquer GUI seja definida em um ou mais arquivos xml.

Escrito por Odair.Fernandes|Site|Outros textos

Sou desenvolvedor de Web Sites utilizando ferramentas livres. Tenho interesse na área de Desenvolvimento De Software, atualmente estou aprofundando meus conhecimentos em JAVA no curso #Fabrica de Software.

Comente!

Atenção: É obrigatório o preenchimento dos campos nome e e-mail!