CMMI (Capability Maturity Model Integration)
Para que possamos ter um software de qualidade, precisamos atender todas as funcionalidades que o cliente pede, para isso acontecer devemos saber o que o nosso cliente deseja e fazer um levantamento de requisitos, o problema é como saber se os requisitos estão de acordo com o especificado pelo cliente e como deixar o software com uma cara mais profissional, sem ter que passar por constrangimento de que o produto final não era aquele como o combinado? O busca por parte das empresas em diminuir este tipo de constrangimento, é um dos grandes desafios dos profissionais de TI. Neste sentido metodologias de gestão de processos surgem para dar suporte e apoio durante o Ciclo de Vida do Desenvolvimento de Software. Uma dela é o chamado CMMI (Capability Maturity Model Integration), que no português significa Modelo de Integração de Capacidade e Maturidade.
O CMMI é um modelo de qualidade e maturidade que contem boas praticas para melhorias no processo para desenvolvimento de software, foi criado pelo SEI (Software Engineering Institute) e patrocinado pelo departamento de defesa dos Estados Unidos.
O CMMI visa fornecer às organizações um conjunto de melhores práticas em desenvolvimento e manutenção de produtos e serviços tecnológicos. Pode ser usado como um guia na priorização de ações e esforços de melhoria em seus processos. Quando uma organização atinge um nível de maturidade, considera-se que seus processos alcançaram uma determinada capacidade. O nível de maturidade e capacidade esta divido em 5 etapas, que são:
A empresa poderá recorrer com duas alternativas para ver se os processos estão de acordo ou não com o padrão de qualidade exigidos por elas. A primeira é chamada de representação continua que visa checar o interesse da empresa por um ou mais processos. A segunda é representação por estagio que visa um ou vários processos passando por varias etapas, começando no nível 1 e podendo checar ao nível 5.
É importante frisar que o CMMI é para medias e grandes empresas que querem conquistar um mercado interno e externo.
Para micros e pequenas empresas a melhor forma de chegar numa qualidade de software desejada que nem a do CMMI é procurar pela certificação MPS. BR. O MPS. BR é uma metodologia igual a do CMMI só que em versão brasileira. Essa certificação ajuda micros e pequenas empresas a obterem reconhecimento que antes era impossível por causa do alto custo da certificação do CMMI.
Para saber mais informações sobre e