Para um bom comprometimento da equipe precisamos sempre de um bom líder para gerenciar, proteger e garantir que as metas do projeto serão sempre cumpridas. Nós seres humanos precisamos sempre ser geridos por alguém, algo que nos faça acreditar, lutar e sentir protegido para tomarmos decisões de ser ou fazer algo para o projeto.
O Scrum Master precisa incentivar o crescimento pessoal e profissional de cada membro de sua equipe, com isso o mesmo ganha o respeito e a confiança de sua equipe. É de responsabilidade do líder manter o time em equilíbrio. O Scrum tem as seguintes características:
- Orienta a sua equipe, mas não manda
- Difusão de princípios e valores ao time, negocio e empresa.
- Facilitar e garantir as time-boxes, papeis, artefatos, e regras
- Tratar os impedimentos que possam afetar o fluxo e resultados
Como encontrar seu Scrum Master
Para encontrar seu Scrum Master, primeiro procure uma pessoa com verdadeiro espirito de liderança, que acredite em pessoas, no time e nos princípios ágeis. O Scrum Master é uma função de retaguarda, ele não testa, não entrega, porém seu sucesso depende exclusivamente se o time produz mantendo um fluxo e sua timeboxe, livre de impedimentos, e com os objetivos sempre atingidos, sem precisar ficar cobrando algum integrante do grupo.
O principal papel do Scrum Master é adaptar as timeboxes ao time buscando a potencialização dos talentos no projeto, para isso o SM tem que ter a holística de talentos do time, que seria adaptar cada tarefa para cada membro da equipe tornando cada vez mais ágil e perfeito seu projeto. Falaremos abaixo de alguns tópicos importantes.
Sprint Planning Visuais – > Campo de visão e o ritmo da equipe são fundamentais para o SM , podemos utilizar linhas do tempo, próximos passos, calculo de velocidade, entre outras sempre fazendo reuniões para rever as oportunidades de como melhorar.
Daily Meetings – > Reuniões rápidas descontraídas e precisas, são para tratar realmente do que esta acontecendo no time e suas devidas tarefas, quando acontecem essas reuniões seguidas de três dailys sem mudanças ou planos de ação algo esta totalmente errado.
Review – > Ultimo estagio das informações, os reports aos usuários passam a ser feito pela equipe gerenciada.
Retrospectivas adaptativas – > São eventos que visam descontrair o time antes debater questões metodológicas, buscando qualidade.
Scrum na Fabrica de Software
No projeto da fabrica de software podemos ter o prazer de vivenciar um projeto coordenado por Scrum, chamado Scrumland, onde existiam cinco Scrum Masters cada um responsável por uma determinada meta, onde o projeto a ser concluído era a construção de uma cidade em maquete. Os Scrum Masters tiveram êxito em suas equipes, coordenando-os com liderança e dinamismo, concluindo o projeto antes do tempo estipulado pelo Product Owner.
Escrito por: Aline Romero, Crystian Dorabiatto, Matheus Oliveira