UXDE dot Net Wordpress Themes

Redes de Computadores – Parte I

sobre Redes de Computadores

Redes de Computadores

Com o desenvolvimento das tecnologias, as redes de computadores estão cada vez mais conectadas e com maior rapidez, possibilitando que possamos trabalhar em equipes sem muitas dificuldades, como não acontecia antigamente, compartilhando informações,  melhorando o desempenho da realização de tarefas diárias. Existem uma grande estrutura atraz de tudo isso. Elas são sofisticadas e complexas mantedo os dados e as informações ao alcance de seus usuários. É a topologia de redes que descreve como as redes de computadores estão interligadas, tanto do ponto de vista físico (Como cabos, hob’s, swith’s, etc)  , como o lógico (Broadcast e Token). A topologia física  representa como as redes estão conectadas e o meio de conexão dos dispositivos de redes. Já a topologia lógica refere-se à forma com que os “nós” (computadores, swith’s, cabos, servidores, etc) se comunicam através dos meios de transmissão.

Topologias Físicas:

Ponto a ponto:  A topologia ponto a ponto é a mais simples. Une dois computadores, através de um meio de transmissão qualquer. Dela pode-se formar novas topologias, incluindo novos “nós” em sua estrutura.

Sem título-222

Barramento: Todos os computadores são ligados em um mesmo “barramento físico” de dados. Apesar de os dados não passarem por dentro de cada um dos nós, apenas uma máquina pode “escrever” no barramento num dado momento. Todas as outras “escutam” e recolhem para si os dados destinados a elas. Quando um computador estiver a transmitir um sinal, toda a rede fica ocupada e se outro computador tentar enviar outro sinal ao mesmo tempo, ocorre uma colisão e é preciso reiniciar a transmissão.

Sem título-452

Anel: Na topologia em anel os dispositivos são conectados em série, formando um circuito fechado (anel). Os dados são transmitidos unidirecionalmente de nó em nó até atingir o seu destino. Uma mensagem enviada por uma estação passa por outras estações, através das retransmissões, até ser retirada pela estação destino ou pela estação fonte.

anel

Estrela: A mais comum atualmente, a topologia em estrela utiliza cabos de par trançado e um concentrador (Hub’s ou Swit’s) como ponto central da rede. O concentrador se encarrega de retransmitir todos os dados para todas as estações, mas com a vantagem de tornar mais fácil a localização dos problemas, já que se um dos cabos, uma das portas do concentrador ou uma das placas de rede estiver com problemas, apenas o nó ligado ao componente defeituoso ficará fora da rede.

estrela

Árvore: A topologia em árvore é essencialmente uma série de barras interconectadas. Geralmente existe uma barra central onde outros “ramos” menores se conectam. Esta ligação é realizada através de conexões das estações realizadas do mesmo modo que no sistema de barra padrão.

arvore

Hibrida: É a topologia mais utilizada em grandes redes. Essa tipo de rede utiliza mais de uma topologia ao mesmo tempo, podendo existir várias configurações. Elas foram desenvolvidas para resolver necessidades específicas.

tutorialrcompam_figura7

Daisy Chain: Exceto para redes conectadas em estrela, a maneira mais fácil de adicionar mais computadores em uma rede é por encadeamento(Daisy-Chaining), ou seja, ligar cada computador em série com o próximo. Se a mensagem se destina a um computador distante no caminho da linha, cada sistema a retransmite em sequência, até que ela chegue ao seu destino.

Topologia de redes logicas:

Na topologia lógica os sinais ou dados são transmitidos através de dispositivos para outros dispositivos sem ter a interligação física entre eles.

A topologia lógica pode ser reconfigurada dinamicamente por vários outros equipamentos como os roteadores e switches. As descrições da rede lógica em seu topo esta a Internet –IFSC, que envian dados para a Switch 3 Com , que é transmitido para o Roteador Firewall , que recebe o Servidor Iguana ETH ETH0 e enviam para duas Estantes E1 e E2, este é um exemplo do caminho da topologia.

Os fluxos de dados mais comuns são o Broadcast que vem do inglês “broad” , largo e “cast”, enviar, projetar e transmitir. E a passagem de Token, o sinal de token é o controlador de sinal do envio de dados.

Escrito por Paulo Matheus de Souza Neiva|Site|Outros textos

Comente!

Atenção: É obrigatório o preenchimento dos campos nome e e-mail!