UXDE dot Net Wordpress Themes

Banco de Dados, mas o que é?

sobre Programação

bdVamos lá…
Banco de dados é onde ficam armazenados dados que precisamos para formar informações.

Ex.: Quando fazemos login em algum lugar como conta de banco, redes sociais, e-mail, etc,  os dados que são validados ao clicarmos no botão logar ou entrar são consultados no banco de dados, e se os dados digitados estiverem corretos, o login é efetuado com sucesso.

Ou digamos que você trabalhe em uma empresa e precise de um relatório de produtos que mais são vendidos, aonde o sistema busca? Isso, no Banco de Dados, o banco fornece os dados necessários e com esses dados temos a informação no relatório que desejamos para tomar alguma decisão.

Estamos falando de dados e informação. Mas exatamente o que são dados e o que são Informações?
Dados pode ser uma representação de fatos ou conceitos, podem ser números, uma palavra reservada, uma medida. Dados seria uma informação não tratada.

Informações podemos dizer que são os dados filtrados e tratados, e com esse tratamento, essa filtragem temos uma informação concisa e com significado.

Existe banco de dados hoje em dia em tudo que temos, no celular, tablet, computador, enfim em qualquer dispositivo móvel ou não.
Posso dizer também que possuímos um banco de dados próprio, o nosso Cérebro. Pois temos dados e com esses dados formamos informações a todo o momento. As nossas lembranças, o que aprendemos diariamente está tudo armazenado ou sendo armazenado nele.
E o clássico, o banco de dados mais antigo. O PAPEL… Isso mesmo o papel é considerado o banco de dados mais antigo do mundo.
Bom espero que gostem deste artigo, escrevi no intuito de clarear a ideia do que é Banco de Dados? E até a próxima.

Escrito por Eli Gabilon|Site|Outros textos

Tecnólogo de Processos Gerenciais, atualmente acadêmico do curso de Ciência da Computação 5º semestre e aluno do Curso Fábrica de Software - Programador Web.

Comente!

Atenção: É obrigatório o preenchimento dos campos nome e e-mail!