UXDE dot Net Wordpress Themes

Topologias de Rede – Ponto a Ponto

sobre Redes de Computadores

Ponto a Ponto

Do inglês Peer-to-peer, é um formato de redes de computadores onde cada um dos pontos da rede funciona tanto como cliente quanto como servidor, permitindo compartilhamentos de serviços e dados sem a necessidade de um servidor central. A topologia ponto a ponto é a mais simples, porem ultrapassada. Tal conexão era realizada através de cabos trancados (UTP) montados no esquema Cross-over, ou então por cabos e conectores coaxiais, onde cada equipamento necessitava de uma placa de rede com entradas compatíveis e de um programa específico para sua configuração (DOS, Windows WorkGroup, NetWare Personal Network, LANtastic, Apple Talk), resultando em uma rede com velocidade de transferência muito baixa se comparada as atuais inovações tecnológicas.

Para amenizar o fator “desempenho”, neste tipo de rede é preferível que cada computador tenha sua própria configuração, para não usar a configuração de outro computador. Um fator negativo em uma rede ponto-a-ponto é que os usuários não podem modificar um mesmo arquivo ao mesmo tempo, isto significa que, se um usuário estiver usando um determinado arquivo, o outro só poderá ler o arquivo, porém ele não irá conseguir fazer qualquer alteração no mesmo enquanto o outro tiver usando, ou seja, um mesmo arquivo não pode ser compartilhado ao mesmo tempo para mais de um ponto (computador).

Vantagens e Desvantagens de uma rede Ponto-a-Ponto:

• Usada em redes pequenas (normalmente até 20 micros);

•Baixo Custo;

•Fácil implementação;

•Baixa segurança;

•Sistema simples de cabeamento;

•Micros funcionam normalmente sem estarem conectados a rede;

•Micros instalados em um mesmo ambiente de trabalho;

•Não existe um administrador de rede;

•Não existem micros servidores;

•A rede terá problemas para crescer de tamanho.

JIGFU

Exemplo de rede ponto a ponto.

 hard-059

Placa de Rede com conector BNC para cabos coaxiais. 

pequen3

Montagem de uma rede ponto a ponto, com cabo coaxiais, conector “T”, e terminador com resistores.

Como Fazer o Cabo


Uma das pontas do cabo Cross-over tem a mesma pinagem de um cabo de rede comum, apenas a segunda tem dois dos pares invertidos, daí o nome “Cross-over”, invertido na ponta. A posição dos cabos dentro do conector, para um cabo Cross-over, é a seguinte (segurando o conector com o pino virado para baixo, olhando para os contatos):

GUILGUKL

Pinagem para conexão Cross-Over

Em ultima análise, a topologia da rede depende do projeto, da confiabilidade esperada e do seu custo operacional. Ao se planejar uma rede, muitos fatores devem ser considerados.

Ligações com topologia ponto-a-ponto também podem ser usadas para interconectar dispositivos de uma forma mais ampla, permitindo que mais computadores componham a estrutura da rede e formando novas topologias.

Escrito por Carlos Moura|Site|Outros textos

Comente!

Atenção: É obrigatório o preenchimento dos campos nome e e-mail!