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Classes, Objetos, Atributos e Métodos em Java

Classes, Objetos, Atributos e Métodos em Java

 

As classes de programação são receitas de um objeto, aonde têm características e comportamentos, permitindo assim armazenar propriedades e métodos dentro dela. Para construir uma classe é preciso utilizar o pilar da abstração. Uma classe geralmente representa um substantivo, por exemplo: uma pessoa, um lugar, algo que seja “abstrato”.

Uma classe é um tipo definido pelo usuário que contém a “receita”, a especificação para os objetos, algo mais ou menos como o tipo inteiro contém o molde para as variáveis declaradas como inteiros. A classe envolve, associa, funções e dados, controlando o acesso a estes, defini-la implica em especificar os seus atributos (dados) e seus métodos (funções).

Um programa que utiliza uma interface controladora de um motor elétrico provavelmente definiria a classe motor. Os atributos desta classe seriam: temperatura, velocidade, tensão aplicada. Estes provavelmente seriam representados na classe por tipos como int ou float. Os métodos desta classe seriam funções para alterar a velocidade, ler a temperatura, etc.

  •  Toda classe possui um nome;
  •  Possuem visibilidade, exemplo: public, private, protected;
  •  Possuem membros como: Características e Ações;
  •  Para criar uma classe basta declarar a visibilidade + digitar a palavra reservada class + NomeDaClasse + abrir e fechar chaves { }.

Sintaxe básica para declaração de uma classe em Java:

public class Teste{

            //ATRIBUTOS OU PROPRIEDADES

             //MÉTODOS

 }

 

Objetos (computacionais) são caracterizados por atributos e métodos. Atributos são as propriedades de um objeto. Métodos são as ações que um objeto pode realizar. Os objetos são características definidas pelas classes. Neles é permitido instanciar objetos da classe para inicializar os atributos e invocar os métodos.

Exemplo de Classe Com Cães

Atributos são as características de um objeto, essas características também são conhecidas como variáveis, utilizando o exemplo dos cães, temos alguns atributos, tais como: cor, peso, altura e nome.

public class Cachorro{

            public String nome;

            public float peso;

            public float altura;

            public String cor;

}

Métodos são as ações que os objetos podem exercer quando solicitados, onde podem interagir e se comunicarem com outros objetos, utilizando o exemplo dos cães, temos alguns exemplos: latir, correr, pular.

Implementando a classe “Cachorro” além dos Atributos, agora com Métodos:

public class Cachorro{

            public String nome;

            public float peso;

            public float altura;

            public String cor;

 

            void pular {

                        if (altura >= 80){

                                    System.out.println(“Seu cachorro pula alto”);

                        }

                        if (altura < 80 || altura >= 50{

                                    System.out.println(“Seu cachorro pula normalmente”)

                        }

                        else{

                                    System.out.println(“Seu cachorro pula baixo”)

}

}

}

Bibliografia

http://www.cin.ufpe.br/~if101/turmaatual/aulas/aula3/objetos.html

http://www.devmedia.com.br/introducao-a-programacao-orientada-a-objetos-em-java/26452

http://www.caelum.com.br/apostila-java-orientacao-objetos/orientacao-a-objetos-basica/#4-3-uma-classe-em-java

http://www.ic.unicamp.br/~cmrubira/aacesta/java/javatut9.html

Escrito por Vagner Gonçalves de Almeida Garcia|Site|Outros textos

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