Classes, Objetos, Atributos e Métodos em Java
As classes de programação são receitas de um objeto, aonde têm características e comportamentos, permitindo assim armazenar propriedades e métodos dentro dela. Para construir uma classe é preciso utilizar o pilar da abstração. Uma classe geralmente representa um substantivo, por exemplo: uma pessoa, um lugar, algo que seja “abstrato”.
Uma classe é um tipo definido pelo usuário que contém a “receita”, a especificação para os objetos, algo mais ou menos como o tipo inteiro contém o molde para as variáveis declaradas como inteiros. A classe envolve, associa, funções e dados, controlando o acesso a estes, defini-la implica em especificar os seus atributos (dados) e seus métodos (funções).
Um programa que utiliza uma interface controladora de um motor elétrico provavelmente definiria a classe motor. Os atributos desta classe seriam: temperatura, velocidade, tensão aplicada. Estes provavelmente seriam representados na classe por tipos como int ou float. Os métodos desta classe seriam funções para alterar a velocidade, ler a temperatura, etc.
- Toda classe possui um nome;
- Possuem visibilidade, exemplo: public, private, protected;
- Possuem membros como: Características e Ações;
- Para criar uma classe basta declarar a visibilidade + digitar a palavra reservada class + NomeDaClasse + abrir e fechar chaves { }.
Sintaxe básica para declaração de uma classe em Java:
public class Teste{
//ATRIBUTOS OU PROPRIEDADES
//MÉTODOS
}
Objetos (computacionais) são caracterizados por atributos e métodos. Atributos são as propriedades de um objeto. Métodos são as ações que um objeto pode realizar. Os objetos são características definidas pelas classes. Neles é permitido instanciar objetos da classe para inicializar os atributos e invocar os métodos.
Atributos são as características de um objeto, essas características também são conhecidas como variáveis, utilizando o exemplo dos cães, temos alguns atributos, tais como: cor, peso, altura e nome.
public class Cachorro{
public String nome;
public float peso;
public float altura;
public String cor;
}
Métodos são as ações que os objetos podem exercer quando solicitados, onde podem interagir e se comunicarem com outros objetos, utilizando o exemplo dos cães, temos alguns exemplos: latir, correr, pular.
Implementando a classe “Cachorro” além dos Atributos, agora com Métodos:
public class Cachorro{
public String nome;
public float peso;
public float altura;
public String cor;
void pular {
if (altura >= 80){
System.out.println(“Seu cachorro pula alto”);
}
if (altura < 80 || altura >= 50{
System.out.println(“Seu cachorro pula normalmente”)
}
else{
System.out.println(“Seu cachorro pula baixo”)
}
}
}
Bibliografia
http://www.cin.ufpe.br/~if101/turmaatual/aulas/aula3/objetos.html
http://www.devmedia.com.br/introducao-a-programacao-orientada-a-objetos-em-java/26452
http://www.ic.unicamp.br/~cmrubira/aacesta/java/javatut9.html