UXDE dot Net Wordpress Themes

Reuniões Scrum

SCRUM MEETING

Quando trabalhamos com a metodologia Scrum devemos ter em mente a importância das reuniões que acontecem em nosso ambiente de desenvolvimento. Pois esta comunicação é necessária para que todos os envolvidos não desviem do foco principal e continuem tendo uma visão que o norteará nos objetivos do projeto, ajudará no acompanhamento para não haver perda de tempo com impedimentos e dúvidas.
Por isso devemos ter reuniões de qualidades e produtivas. Temos como principais reuniões: Daily Scrum Meeting (Reunião diária), Sprint Planning Meeting (Reunião de Planejamento da Sprint), Sprint Review Meeting (Reunião de Revisão da Sprint), Sprint Retrospective (Retrospectiva da Sprint). Agora falaremos um pouco de cada uma.

DAILY SCRUM (reunião diária)

scrum-retrospective

Os projetos são divididos em Sprint, que possuem duração de 2-4 semanas e cada Sprint exige diariamente um Daily Scrum (reunião diária), que possui duração de 15min sendo que conta com a presença de todos os membros da equipe sendo eles os únicos autorizados a falar e perguntar porém qualquer outra pessoa envolvida no projeto, pode participar, mas como ouvinte. Tem por objetivo esclarecer conhecimento sobre o que foi feito no dia anterior, identificar impedimentos e priorizar o trabalho a ser realizado no dia atual. As Daily Scrum são realizadas sempre no mesmo local e sempre no mesmo horário, de preferência longe de distrações como: lanchonete, bebedouro, cafeteira expressa, etc. Em cada Daily Scrum devem ser feitas três perguntas para contribuir a favor da reunião, cujo são elas:

  • O que você fez ontem?
  • O que você fará hoje?
  • Há algum impedimento no seu caminho?

As Daily Scrum não é uma reunião de status report na qual um chefe fica coletando informações sobre quem está atrasado ou não. Mas sim uma reunião que visa melhorar a comunicação, identificar e remover impedimentos para o desenvolvimento, destacar e promover rápidas tomadas de decisão, e melhorar o nível de conhecimento do Scrum Team. Há um acrônimo em inglês que define os objetivos da Daily Scrum.

GIFTS (Good Start, Improvement, Focus, Team, Status)

  • Good Start – Ajudam a começar bem o dia
  • Improvement – Promove a melhoria contínua
  • Focus – Reforça o foco no que realmente importa
  • Team – Para reforçar o senso de equipe
  • Status – Para comunicar o que está acontecendo
  • · O Daily Scrum funciona como um mini PDCA diário promovido pela equipe do projeto.

É preciso para iniciar as Daily Scrum’s:

  • Os integrantes do Time Scrum (são eles que conduzem)
  • O Scrum Master (ele quem organiza)
  • O Burn Down Chart
  • O Registro de Impedimentos

SPRINT PLANNING MEETING

reuniaoScrum

No Scrum , a reunião de planejamento do sprint é denominada Sprint Planning Meeting, quem participa desta reunião é o proprietário do produto, o ScrumMaster e toda a equipe Scrum. Partes interessadas fora podem assistir a convite da equipe, embora isso seja raro na maioria das empresas.
Durante o Sprint Planning Meeting, o Product Owner descreve as funcionalidades de maior prioridade para a equipe. A equipe faz perguntas durante a reunião de modo que seja capaz de quebrar as funcionalidades em tarefas técnicas, após a reunião. Essas tarefas irão dar origem ao Sprint Backlog.
O Scrum Team e o Product Owner definem um objetivo para o Sprint, que é uma breve descrição daquilo que se tentará alcançar no Sprint. O sucesso do Sprint será avaliado mais adiante no Sprint Review Meeting em relação ao objetivo traçado para o Sprint.
Um ponto importante para citar aqui é que é a equipe que seleciona a quantidade de trabalho que eles podem fazer no sprint. O proprietário do produto não chega a dizer: “Temos quatro sprints esquerda de modo que você precisa fazer um quarto de tudo o que eu preciso.”

SPRINT REVIEW MEETING

metodologia-scrum

Essa reunião é feita a cada fim de uma Sprint, tem como objetivos principais saber o que foi realizado e o que ainda falta a ser concluído.
• Quem participa da reunião e como é realizada?
O time Scrum e os colaboradores envolvidos no projeto, os mesmos apresentam e comentam sobre o que acabou de ser feito e respondendo tais perguntas como, o que ocorreu de bem durante a Sprint, os problemas que surgiram e como foram resolvidos, e já aproveitam para discutir e planejar o que fazer em seguida. Esta reunião somente é realizada quando o trabalho é concluído, onde são apresentadas as funcionalidades concluídas em forma de demo ao Stakeholder, caso contrário não há apresentação.
• Qual a duração desta reunião?
A duração é baseada no tamanho de cada Sprint, para que toda revisão seja completada. Existe consenso em que se determina que para cada Sprint de um mês são definidos 4 horas, mas para Sprint menores são destinados 5 % do tempo do total da Sprint.

SPRINT RETROSPECTIVE

Ao final de um Sprint deve ocorrer a retrospectiva, nessa reunião todos os membros da equipe refletem sobre a sprint passada identificando o que ocorreu de maneira correta e o que deve ser melhorado definindo e alinhando as ações que serão tomadas.
Scrum_

Em um contexto geral as Reuniões Scrum de cada etapa são fundamentais para a equipe obter uma visão geral dos processos que foram executados e dos passos seguintes que serão revistos, definidos e colocados em pratica.

Saiba mais sobre Scrum:

http://www.desenvolvimentoagil.com.br/

http://www.devmedia.com.br/entendendo-o-scrum/24583

http://tableless.com.br/desenvolvimento-agil-utilizando-scrum/

http://www.scriptcase.com.br/blog/reunioes-da-metodologia-scrum/

Texto escrito por:

David Lopes da Silva Santos

Giovanna Gabrielle de Sousa Oliveira

Kelvis Antonio Rodrigues Borges

 


Escrito por David Lopes da Silva Santos|Site|Outros textos

Olá, sou acadêmico de Redes de Computadores na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e aluno da 4° turma do projeto Fabrica de Softwares Senac-MS, apaixonado pela área de tecnologia da informação estou em busca de conhecimento para aproveitar ao máximo as oportunidades do mercado de trabalho.

Comente!

Atenção: É obrigatório o preenchimento dos campos nome e e-mail!