Topologias de Redes
É a topologia de redes que descreve como as redes de computadores estão interligadas, tanto do ponto de vista físico, como o lógico. A topologia física representa como as redes estão conectadas (layout físico) e o meio de conexão dos dispositivos de redes (nós ou nodos). Já a topologia lógica refere-se à forma com que os nós se comunicam através dos meios de transmissão.
Topologia em Árvore
As topologias em árvore são basicamente barras interconectadas, onde ramos menores são conectados a uma barra central. As ligações são realizadas através de derivadores, e as conexões das estações segue o modelo do sistema de barra padrão.
Há cuidados que devem ser tomados, pois a cada ramificação irá propagar-se a dois caminhos distintos. A não ser que os caminhos estejam perfeitamente casados, as velocidades de propagação e os sinais refletidos serão distintos uns dos outros. No geral, as redes em árvore, irão trabalhar com uma taxa de transmissão menor do que as redes em barra comum, pelos motivos citados anteriormente.
Conclusão
Falando cientificamente, a topologia em árvore é baseada em uma estrutura hierárquica de várias redes e sub-redes. Ela conta com um ou mais concentradores que ligam cada rede local e existente a outro concentrador que interliga todos os outros concentradores. Uma das vantagens de utilizar uma rede em árvore é a fácil manutenção do sistema e, em caso de dano, a praticidade em diagnosticar com mais facilidade quaisquer transtornos que possam ocorrer.