UXDE dot Net Wordpress Themes

Topologias de Rede – Barramento

sobre Redes de Computadores

 

Topologia de rede é o termo usado para nomear o conjunto de padrões físicos de conexão de uma rede qualquer.  Existem sete diferentes padrões de conexão, sendo eles padrão ponto-a-ponto, Barramento, Estrela, Anel ou Circular, Malha, Árvore, Híbrido e Daisy Chain.

Neste artigo iremos conhecer um pouco mais do padrão em Barramento que em poucas palavras significa um único cabo de rede para vários computadores, limitado apenas pela distância, que quanto maior for, mais dados serão perdidos ao longo do cabo devido a resistência do material. Normalmente para este tipo de padrão era usado cabos do tipo coaxial, perto do fim da utilização em grande escala deste método de conexão passou a se usar cabos do tipo RJ 45 que é considerado um dos melhores cabos para transmissão de dados devido a sua excelente blindagem o que resulta em perda mínima de pacote.

conectorbnc e RJ 45

Utilizando cabos coaxiais a rede é constituída por um único cabo que vai de uma ponta a outra e é seccionado, formando duas pontas que serão ligados por um conector tipo BNC e o micro recebe um conector do tipo “T” por onde é ligado a rede, no final de cada ponta dos cabos de conexão existe um resister de 50 ohms com aterramento. Existe uma forma mais elaborada deste padrão que é denominado Barramento distribuído, onde existe um servidor “raiz” onde tudo que a rede irá receber passará antes por esta raiz. E dessa raiz a rede é distribuída para os demais computadores.

conector T

Por fim, embora este padrão, Barramento ,seja de fácil instalação e baixo custo, suas atividades são muitos limitadas devido a restrições no tráfego de dados, por exemplo,  quando uma máquina movimenta algum dado na rede somente ela pode fazer isso qualquer outra que tente irá perceber que a rede está ocupada. Devido a esta limitação é utilizada somente onde o trafego de rede trabalha com estruturas de rede ponto-a-ponto que é outro padrão de conexão.

Escrito por Erick Gomes da Silva|Site|Outros textos

Comente!

Atenção: É obrigatório o preenchimento dos campos nome e e-mail!