UXDE dot Net Wordpress Themes

Topologias de Rede – Anel

sobre Redes de Computadores

Topologia em Anel

Na topologia em anel os aparelhos são conectados em série, formando uma rede fechada (anel). Os dados são transmitidos unidirecionalmente ( tecnologia que se desloca em um sentido único) de nó em nó até atingir o seu destino. O anel não interliga as estações diretamente, mas consiste de uma série de repetidores ligados por um meio físico, sendo que  cada estação ligada (Computador)a estes repetidores.

Uma mensagem é enviada por uma estação, que passa por outras estações, através das retransmissões, até ser retirada pela estação destino ou pela estação fonte. Como acontece em qualquer topologia, cada estação, ou nó, atende por um endereço que ao ser reconhecido por uma estação, aceita a mensagem e a trata. Os sinais sofrem menos deformidade  entre as estações, pois há um repetidor em cada tempo.

Há um atraso de um ou mais bits em cada estação para processamento de dados. Os maiores problemas desta topologia são relativos a sua pouca tolerância a falhas. Qualquer que seja o controle de acesso empregado, ele pode ser perdido por problemas de falha e pode ser difícil determinar com certeza se este controle foi perdido, ou decidir qual nó deve recriá-lo.

Vantagens:

  • Todos os computadores acessam a rede igualmente.
  • Desempenho não é impactado com o aumento de usuários.

Desvantagens:

  • Falha de um computador pode afetar o restante da rede.
  •  Problemas são difíceis de isolar.

Conclusão

Redes em anel são capazes de transmitir e receber dados em configuração unidirecional; o projeto dos repetidores é mais simples e torna menos sofisticados os protocolos de comunicação  que asseguram a entrega da mensagem corretamente e em sequência ao destino, pois sendo ANEL , unidirecional evita o problema do roteamento.

Escrito por Patrick Luan Pereira|Site|Outros textos

Comente!

Atenção: É obrigatório o preenchimento dos campos nome e e-mail!