UXDE dot Net Wordpress Themes

Redes de Computadores – Parte V

sobre Redes de Computadores

Lan, Man e Wan

O conceito de rede de computadores é muito difundido ultimamente, no entanto vale a pena conhecer um pouco mais sobre  este assunto. De forma genérica, uma rede de computadores é um grupo de computadores de funcionamento independente do outro, porém  interconectados por cabos de rede, dessa forma torna-se possível o compartilhamento de softwares, informações, arquivos e demais serviços entre os computadores pertencentes a essa rede.

Toda rede de computadores têm características próprias e configurações que variam desde o tipo de rede até o tipo de cabeamento, velocidade de tráfego de informações e também os dados que a mesma suporta.  Entre os tipos de redes mais conhecidos e utilizados estão os tipos de rede Lan, Man e Wan, é importante conhecermos cada uma dessas configurações afim de aprendermos a aplicação correta de cada uma delas de acordo com a situação e necessidade do cliente.  Para tanto, vamos entender um pouco sobre cada uma dessas configurações:

Uma rede de computador é denominada Lan (Local Area Network ), quando a mesma é uma rede local de computadores, para ser mais exato essa rede deve abranger um espaço menor de dez quilomentros, pois acima disso, ela já passa a ser considerada uma rede remota, do tipo Man. A rede Lan possuí características próprias de cabeamento, e velocidade de tráfego. Em muitos casos, a velocidade de uma rede deve ser maior que a velocidade de um processador, por isso não faz sentido ter computadores excepcionais se a velocidade da sua rede for lenta.  Como também é errado, projetar uma rede com computadores desiguais, por exemplo, quando uma máquina precisar ser trocada, não faria sentido substituir uma máquina boa por outra lenta, não podemos nos esquecer que o tipo de cabo usado nessa rede também pode melhorar ou prejudicar o desempenho de sua rede.

O cabeamento de uma Lan pode ser do tipo Thicknet (cabos mais espessos) , Thinnet (cabos do tipo mais finos), ou do tipo par trançado. O último tipo é o mais recomendado, porque possui maior estabilidade e menor erro, mas isso não inviabiliza o uso de uma fibra ótica, no entanto o investimento seria alto e por uma rede Lan suportar em média 30 computadores (por seguimento, e isso em uma rede TCP/IP, podendo variar de acordo com o tipo de rede), não compensaria muito, todavia poderíamos interligar apenas os servidores com fibra ótica, esse ato melhoraria a velocidade dessa Lan, e pra finalizar, a aplicação de uma rede wireless também seria viável, e teríamos a vantagem de poder mudar de local os computadores, uma vez que dispensaríamos o uso dos tradicionais cabos de rede e também os dutos das paredes.  Algumas das fortes características de uma boa Lan são: alta velocidade, baixo custo, alta confiabilidade, flexibilidade na instalação, expansibilidade, facilidade de acesso, adequação à aplicação, padronização, geograficamente limitada.

Exemplo de uma rede LAN

Exemplo de uma rede LAN

Uma rede Man (Metropolitan Area Network ) é caractecterizada por ser um conjunto de redes lan, ou seja, um conjunto de redes locais que uma vez interligadas  constituírão uma rede remota de computadores, isso faz com que o acesso as informações de um determinado computador dessa rede possa ser feito remotamente de um local afastado, ou seja, de um ponto distante, para isso, esse ponto também deve obrigatoriamente fazer parte da rede man.

As redes metropolitanas são geograficamente maiores às locais, geralmente ocupam uma cidade inteira. Portanto, uma Man pode abranger um conjunto de escritórios vizinhos, podendo ser pública ou privada. Este tipo de rede é capaz de transportar voz e dados inclusive ser pode ser associado a uma rede de televisão local. Geralmente são utilizados cabeamentos via fibra ótica de todos os tipos, exceto satélite. As Man’s são comumente usadas em hospitais e organizações espalhadas pelo mundo. As principais características de uma boa Man: interligação de Lan’s que cobrem uma cidade ou campus, utilizam tecnologias semelhantes a de uma Lan (Ethernet, Token Ring, etc.), por ser uma rede maior apresenta uma taxa de erro superior que de uma Lan, tem um custo/benefício razoável. Quanto ao cabeamento, geralmente opta-se pelo uso de fibra ótica, devido ao espaço geográfico que essa opção cobre, mas também pode-ser usar os famosos Link’s de dados, bem como micro ondas e até mesmo uma conexão via satélite.

Exemplo de uma rede MAN

Exemplo de uma rede MAN

E por último, mas não menos importante, conheceremos agora um pouco sobre as Wan’s. Como o próprio nome já diz, a rede de longa distância é utilizada para interligar redes com uma larga distância, entre países por exemplo. Muitas empresas utilizam este tipo de rede, porém ela só é considerada segura, quando é estabelecida uma ponte entre elas. O tipo de cabeamento utilizado é a fibra ótica. A seguir vemos um desenho, sobre os meios de transmissão e propagação através do ar.

Exemplo de uma rede WAN

Exemplo de uma rede WAN

Vale frizar também que muita das vezes há a interação entre esses três tipos de redes, criando assim uma rede mais complexa que interliga um grande número de computadores, essa configuração é muito usada no meio das grandes empresas, imagine uma empresa que vende eletrodomésticos e que possua várias loja espalhadas pelo país, e essas lojas por sua vez estão diretamente ligadas a uma central, que supervisiona todas as lojas, em vários estados, nesse caso,  uma comunicação eficiente entre os sistemas das lojas é indispensável, isso pode facilitar a verificação de um determinado produto em falta em uma loja por exemplo, podemos identicar nesse caso que a há a presença de uma rede lan em cada uma das lojas que permite a cominicação dos computadores presentes naquela loja específica, uma rede man que é composta pelo conjunto dessas lans, e uma rede do tipo wan, que possuí a função de interligar a rede man com a central, que necessita fiscalizar todas as suas lojas, tendo acesso ao banco de dados de cada uma delas se necessário.

Conclusão

Já vimos que conhecer sobre cada uma dessas configurações é o primeiro passo para fazer uma boa escolha para a rede de computadores de sua empresa ou instituição, a configuração da rede aliada a qualidade dos materiais que a mesma possuí, proporcionam um melhor desempenho ao tráfego de dados desse aglomerado de computadores, sendo assim, convido você a conhecer um pouco mais afundo os tipos de cabeamento que pode ser aplicados a uma rede de computadores, suas vantegens, desvantagens, e novas tecnologias. (LINK)

Escrito por Éder Giovani Brites da Cunha|Site|Outros textos

Comente!

Atenção: É obrigatório o preenchimento dos campos nome e e-mail!