UXDE dot Net Wordpress Themes

Redes de Computadores – Parte II

sobre Notícias Fábrica

Topologia de Rede Estrela

A topologia estrela está entre as mais comuns atualmente onde grande parte das empresas utilizam esta topologia, ela inclui o uso de cabos par trançado e um concentrador como referência de ponto central da rede. O concentrador é encarregado por fazer a transferência de dados para todas as estações, assim torna mais fácil a localização de problemas ou erros, como por exemplo caso uma das placas de rede esteja com problemas não interromperá o funcionamento da rede. Este tipo de topologia é muito utilizado em pequenas redes porque os concentradores tem o costume de possuir apenas 8 (oito) ou 16 (dezesseis) portas em redes maiores é utilizado a topologia de arvores por possuir vários concentradores interligados entre si por computadores ou roteadores.

estrela

Fonte Imagem

A transferência de informação é enviada de uma estação para outra. Toda informação antes de chegar na outra estação deve primeiro ser enviada ao dispositivo que fica no centro da topologia “estrela” (obs.: os dados não irão passar por todas as estações). O concentrador se responsabiliza em rotear o sinal para as estações solicitadas economizando tempo, determina a velocidade da transição de dados assim variando a velocidade conforme a do centralizador e converte sinais transmitidos por protocolos diferentes.

Vantagens

  • Gerenciamento Centralizado
  • Caso uma estação esteja danificada não afetará as demais estações
  • Fácil rastreamento de usuários em caso de vazamento de informações sigilosas

Desvantagens

  • Queda do centralizador resultará na paralização de toda a rede
  • Dependência de apenas um centralizador
  • Para invasão da rede basta atingir o centralizador
  • Neste tipo de topologia é comum acontecer overhead (excesso de arquivos)

Conclusão

Com a pesquisa realizada tivemos a oportunidade de aprimorar nosso conhecimento em relação a topologia estrela. A nossa visão agora sobre uma topologia de rede está mais concreta, foi possível aprender um pouco mais sobre está área e chegamos a conclusão que ela é muito utilizada atualmente na maioria das empresas.

Escrito por Eraldo Ribeiro de Souza Junior|Site|Outros textos

Comente!

Atenção: É obrigatório o preenchimento dos campos nome e e-mail!