UXDE dot Net Wordpress Themes

Redes de Computadores – Parte IV

Neste artigo vou explicar o conceito basico da topologia Híbrida e por qual motivo ela é a topologia mais utilizada nas grandes redes.

Podemos dizer que uma rede é da topologia Híbrida quando ela possui duas ou mais topologias diferentes na rede, ela possibilita ligar varias redes mas está ligação não é uniforme, logo abaixo podemos observar uma ilustração que descreve a topologia Híbrida.

exemplo22

Utilizando este método de topologia, as redes podem se integrar a outras redes, com essa combinação de duas ou mais topologias de rede permite-nos beneficiar das vantagens de cada uma das topologias que integram esta topologia, porém com a integração de redes de topologias distintas envolvem o uso de equipamentos bem configurados e robustos para assim dar o suporte adequado a esta integração.

Vantagens da topologia da rede híbrida

1) Confiável: Ao contrário de outras redes, a detecção de falhas e a solução de problemas são faceis neste tipo de topologia. A parte em que é detectada falha pode ser isolado do resto da rede, sem afectar o funcionamento do resto da rede.

2) Escalável: É mais fácil aumentar o tamanho da rede, adicionando novos componentes, sem perturbar arquitetura da rede já existente.

3) Flexível: A rede pode ser projetada de acordo com as exigências da organização e otimizando os recursos disponíveis.

Desvantagens da topologia da rede híbrida

1) Complexidade do projeto: Uma das maiores desvantagem da topologia híbrida é o seu modelo, não é fácil para a concepção deste tipo de arquitetura e é uma tarefa difícil para implantação.

2) Equipamentos caros: Os equipamentos utilizados para ligar duas redes distintas são muito caros. Estes centros são diferentes dos centros habituais como eles precisam ser inteligentes o suficiente para trabalhar com arquiteturas diferentes.

3) Infraestrutura: As arquiteturas híbridas são geralmente maiores em escala, eles exigem mais de cabos, um melhor sistema de refrigeração, dispositivos de rede sofisticados.

Casos de uso

Sendo que há dois tipos de topologia hibridas que são mais utilizados, a topologia Híbrida com estrela/barramento e topologia Híbrida com estrela/anel.

  • Em uma topologia Híbrida (estrela/barramento), se um único computador falhar, ele não afetará o resto da rede. Porém, se o concentrador, que conecta todos os computadores em uma estrela falhar, todos os demais conectados a esse componente falharão e não poderão se comunicar.
  • Em uma topologia Híbrida (estrela/anel), os computadores estão conectados a um componente principal, como em uma rede estrela. No entanto, esses ficam ligados formando uma rede em anel.
Conclusão

“O objetivo de uma configuração híbrida é combinar os pontos fontes dos diversos tipos de topologia para atender da melhor forma possível as necessidades de comunicação do sistema.”

Referencias Bibliograficas

Escrito por José Henrique Felix de Lima Flores.|Site|Outros textos

Comente!

Atenção: É obrigatório o preenchimento dos campos nome e e-mail!