UXDE dot Net Wordpress Themes

ITIL – Business Perspective

sobre Gestão de Projetos

5465

A ITIL atualmente desperta grande interesse no mercado, pois há uma preocupação com o Gerenciamento de Serviços de TI nas empresas. A grande dependência da TI para os negócios faz com que os gestores de TI busquem a adoção das melhores práticas com o objetivo de trazer resultados positivos, como redução de custos e agilidade em seus processos.

itil-02-02

654654654

A ITIL foi desenvolvida inicialmente pela CCTA (Central Computing and Telecommunications Agency) atual OGC (Office of Government Commerce). O OGC é órgão do Governo britânico que tem como objetivo desenvolver metodologias e criar padrões dentro dos departamentos do governo britânico, buscando otimizar e melhorar os processos internos. A biblioteca da ITIL foi desenvolvida pela CCTA, e tinha como objetivo melhorar os processos dos departamentos de TI do governo britânico. Desde o seu surgimento em 1980, as empresas e outras entidades do governo perceberam que as práticas sugeridas poderiam ser aplicadas em seus processos de TI também. Em 1990 a ITIL acabou se tornando um padrão de fato em todo o mundo, e a partir dela houve várias adaptações de outros fornecedores, como a Microsoft, IBM e HP. A ITIL atualmente desperta grande interesse no mercado, pois há uma preocupação com o Gerenciamento de Serviços de TI nas empresas. A grande dependência da TI para os negócios faz com que os gestores de TI busquem a adoção das melhores práticas com o objetivo de trazer resultados positivos, como redução de custos e agilidade em seus processos. A ITIL oferece um framework comum para todas as atividades do departamento de TI, como a parte da provisão dos serviços, baseada na infraestrutura de TI.

PN-02

         A perspectiva de negócios tem o objetivo de fazer com que a área de TI e o empreendedorismo andem juntas, fazendo com que os serviços oferecidos pela TI estarão de acordo com as necessidades do negócio e envolvendo-as em um conjunto a ser seguido com informações e passos rígidos. Algumas atividades executadas nos processos da perspectiva de negócios é o compartilhamento de informações entre as duas áreas para elaborar estratégias que possibilitarão alcançar os objetivos propostos, o entendimento da área de TI com relação aos processos, tem como objetivo conhecer a área de TI através dos negócios com espalhamento do catálogo de serviços e dos acordos de nível para incentivar a verificação e melhoria dos serviços de TI, garantindo que estejam de acordo com as mudanças nas necessidades de negócio.

98798-02

        87987987 A Perspectiva leva em relação ao ITIL a contínua melhoria dos bons modos, um treinamento de ótimas praticas diretamente relacionada ao negócio sendo forçado a estar sempre evoluindo como gerente de ITIL e como cliente, também se eleva a qualidade acarretando a redução de custos e elevando a necessidade de negócios na área de TI trazendo maior necessidade da área e maiores quantidades de aplicativos e softwares direcionado, não somente ao “desktop” mas também ao “mobile”.  Algumas atividades executadas nos processos da perspectiva de negócios é o compartilhamento de informações entre as duas áreas para elaborar estratégias que possibilitarão alcançar os objetivos propostos, o entendimento da área de TI com relação aos processos e desafios de negócio, e conhecer a área de TI em relação aos negócios, espalhamento do catálogo de serviços e dos acordos de nível, incentivar a verificação e melhoria dos serviços de TI garantindo que estejam de acordo com as mudanças nas necessidades de negócio.

879879-02

itil_v3_cms

O núcleo da ITIL não se altera, porem os conceitos estão sempre sendo revistos para que o desenvolvimento de boas práticas esteja sempre alinhado ao dia-a-dia de um gerente de ITIL, trazendo além de conhecimento, a habilidade de se adaptar as novas linguagens e tendências que serão apresentadas na atualidade.

9889989898-02

E quando alinhamos a tecnologia da informação à perspectiva de negócio saberemos exatamente onde contribui para completar os objetivos, sabendo assim que tudo em que foi trabalhado até agora de ITIL será lembrado com base em nossos aplicativos, softwares, desenvolvimentos e serviços na área de ITIL. A perspectiva de negócios garante ao empregador ter um olhar crítico sobre o mercado, para que dessa forma o mesmo possa visualizar seus possíveis nichos e implantar boas práticas para garantir a melhoria do negócio gradativamente, reduzindo seus custos e elevando seus lucros.

———————————————————————————————————————————–

CO-Autores: WILLIAN FERREIRA , ANTONIO CESAR.

Escrito por Wendell Ugalds|Site|Outros textos

Comente!

Atenção: É obrigatório o preenchimento dos campos nome e e-mail!