Ao planejar a implantação da Governança de TI devemos pensar em seu ciclo. Existem dois caminhos básicos para isso:
– Realização de avaliação dos processos de TI a partir de um modelo abrangente como o *CobiT.
– Condução de processo de alinhamento estratégico via *Balanced Scorecard.
O modelo com o CobiT é bastante utilizado pois já fornece todo o instrumental para avaliação da maturidade dos processos, estabelecimento de metas e atributos do processo nos quais devem ser interferidos para melhoria de desempenho e possui a possibilidade de criação de indicadores de resultado de processo.
A segunda opção, utilizando o Balanced Scorecard é mais focada e permite que seja definido um conjunto restrito de objetivos e de clientes, porém utiliza uma estratégia mais simples, dessa forma menos processos serão implementados, essa ferramenta é pouco usada e pode ser usada em conjunto com o CobiT.
Seguindo conceitos de Gestão de Programas e Projetos, o planejamento do Programa de Governança de TI deve conter, no mínimo:
– O escopo do Programa, ou seja, a lista de processos a serem implementados.
– A sequencia de implementação dos passos.
– A linha do tempo prevista para a implementação dos processos.
– Como o programa vai ser gerenciado.
– Os riscos do programa.
*CobiT: do inglês, Control Objectives for Information and related Technology, é um guia de boas práticas apresentado como framework, teste dirigido para a gestão de tecnologia de informação.
*Balanced Scorecard: é uma ferramenta de gestão estratégica que desdobra objetivos estratégicos, visão e missão da organização em indicadores de desempenho para monitoramento estratégico.
Após escolher o modelo que será usado, é preciso instanciar o processo e adaptá-lo à realidade da empresa e implanta-lo. O roteiro básico a implantação é:
– Projetar o processo
– Elaborar a documentação do processo.
– Identificar e selecionar ferramentas de workflow
– Treinar profissionais no processo e nas ferramentas.
– Operação do processo
Para exemplificação, o modelo escolhido foi o CobiT.
O processo CobiT “Gerenciar Projetos” pode ser instanciado através o PMBOK do PMI, enquanto o processo CobiT “Gerenciar Desempenho e Capacidade” pode ser instanciado através do processo ITIL “Gerenciamento da Capacidade”.
Uma vez selecionadas as práticas, deve-se projetar o processo, elaborando seu fluxo usando uma notação *BPMN²³ ou equivalente.
*BPMN²³: Business Process Modeling Notation, padrão de representação de processos de negócios mantido pelo Object Management Group.
A gerencia se baseia em quatro pilares essenciais:
– Gerir a estratégia de TI: significa gerir termos de medição e acompanhamento da realização das metas estabelecidas, como também os indicadores de desempenho.
– Gerir o Portfolio de TI: significa organizar os investimentos e custos, classifica-los e avalia-los, para verificar se vão requerer reestruturamento.
– Gerir os processos de TI: significa a gestão de todo o processo e a análise das melhorias decorrentes através dos indicadores de desempenho.
– Gerir os benefícios da Governança de TI: significa medir os benefícios gerados pela implementação da Governança de TI.
Continue lendo (Parte II)
Co-autor: Emilise Moraes, Felipe Bilhares.
Muito bom esse conteúdo, queria agradecer!!!!!
Muito bom!!! parabéns pelo excelente trabalho, o melhor. ;D