Abaixo listaremos cinco passos para planejamento e implementação de gerenciamento de serviços.
Compreender os processos de *ITSM e ITIL é fundamental para a avaliação e planejamento de implementação do gerenciamento de serviços.
É necessário ter conhecimento sobre:
-Conceito ITSM, objetivos, definições de processos, atividades,
-Terminologias, relações, funções e responsabilidades.
-Vantagens e benefícios do uso de ITIL e Modelo de Referência para IBM Process TI processo (IT-PRM).
-Principais fatores de sucesso e considerações para a implementação de ITSM.
*ITSM: (IT Service Managemen) Gerenciamento de Serviços em TI (GSTI): É a implementação e o gerenciamento da Qualidade de Serviços em TI capaz de atender às necessidades de Serviços.
O sucesso de qualquer projeto de implementação de gerenciamento de TI depende de uma combinação de pessoas, processos e tecnologia.
Compreender a capacidade organizacional atual, estatuto e questões é fundamental para identificar áreas de desenvolvimento. Este workshop Avaliação empates entradas de executivos, gestores e profissionais de TI à linha de base a corrente ambiente. Estabelece o status atual, o alvo e o roteiro.
Os resultados do benchmarking e reviews leva à identificação de lacunas em termos de pessoas, processos e questões tecnológicas.
A avaliação de ITSM pode ser feita com base em:
– ISO / IEC 20000
– COBIT
– Matrix ITIL Maturidade
– ISM Adoção Modelo
Requisitos chave são capturados pela primeira vez através de colaboração e discussões, estes incluem:
– Drivers de negócios-chave
– Objetivos do Gerenciamento de Serviços de TI
– Requisitos de Gerenciamento de Serviços de TI
– Proposições chave Valor
– Capacidades críticas
– Fatores críticos de sucesso
– Problemas
Os desenhos são em seguida desenvolvidos para o processo, Organização e Arquitetura.
-Ferramentas detalhadas de design incluem a criação de relatórios, e a construção de interfaces.
-Esta fase também irá incorporar sistema e de aceitação do usuário teste.
-Proporciona a base para o próximo passo de aplicação.
Planejamento de Implementação prepara a organização e alinha recursos para a implementação e implantação.
Atividades desse passo incluem:
– Mapeamento das funções do processo para os papéis funcionais
– Treinar os funcionários sobre os novos processos
– Ferramentas de treinamento;
-Teste de Aceitação e sign-off para quaisquer novas ferramentas
-Mover-se para a produção;
-Monitorar e relatar o processo de *KPIs;
– Gestão de realização de revisões periódicas;
– Desenvolver Melhoria de Serviço para todas as áreas onde KPIs / *SLAs não estão sendo atendidas;
Para exemplificação, o modelo escolhido foi o CobiT.
Uma vez selecionadas as práticas, deve-se projetar o processo, elaborando seu fluxo usando uma notação *BPMN²³ ou equivalente. Nesta etapa deve-se documentar os processos, pois independente da ferramenta utilizada a documentação é necessária.
Quando o processo já estiver projetado e documentado deve-se implementa-lo com o suporte das ferramentas especificas.
O processo CobiT “Gerenciar Projetos” pode ser instanciado através o PMBOK do PMI, enquanto o processo CobiT “Gerenciar Desempenho e Capacidade” pode ser instanciado através do processo ITIL “Gerenciamento da Capacidade”.
Uma vez selecionadas as práticas, deve-se projetar o processo, elaborando seu fluxo usando uma notação *BPMN²³ ou equivalente.
*KPIs: é a sigla para o termo em inglês Key Performance Indicator, que significa indicador-chave de Desempenho. Esse indicador é utilizado para medir o desempenho dos processos de uma empresa e, com essas informações, colaborar para que alcance seus objetivos
*SLAs: É um contrato entre um fornecedor de serviços de TI e um cliente especificando, em geral em termos mensuráveis, quais serviços o fornecedor vai prestar.
*BPMN²³: Business Process Modeling Notation, padrão de representação de processos de negócios mantido pelo Object Management Group.
Co-autores: Andrey Medeiros , Emilise Moraes
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