UXDE dot Net Wordpress Themes

ITIL – Infraestructure Management

sobre Gestão de Projetos

communication

ITIL – Infraestructure management

A cada dia o setor tecnológico tem sido implementado como parte estrutural de negócios das organizações. Tanto para ampliar e remeter à demanda que o mercado exige, tanto para aproveitar melhor os recursos disponíveis. Surgiu uma necessidade natural de uma padronização para agradar a área de TI e a área do mercado de negócios. Mas com tão vasta área de tecnologia e regras de negócios que sempre se renovam, como agradar a gregos e troianos?

Com o objetivo de estabelecer um padrão para o gerenciamento dos processos da área de TI surgiu a ITIL.

ITIL (Information Technology Infrastructure Library) foi desenvolvida no final dos anos 80, pelo governo britânico, uma biblioteca das melhores práticas para serem aplicadas na infraestrutura, operação e gerenciamento de serviços de tecnologia da informação. Um padrão reconhecido mundialmente para organização da infraestrutura de Tecnologia da Informação e comunicação, e um diferencial competitivo no mercado.

ICT- Infraestructure management (Gerenciamento de Infraestrutura de Tecnologia da Informação)

A identificação dos requisitos de negócio até a otimização dos componentes e serviços de TI tornou-se essencial dentro das empresas, por organizar a infraestrutura tecnológica necessária para a coleta, a análise e a divulgação de informação, além da base de conhecimento produzido pelos integrantes da empresa. Consequentemente, a área de TI passou a investir na infraestrutura do setor, e amplia-la de acordo com aumento dos seus avanços tecnológicos buscando atender as necessidades da infraestrutura de TI adequada à organização.

Essa organização tem por objetivo: garantir e aumentar a infraestrutura tecnológica, elevar o nível de desempenho, diminuir os efeitos nas mudanças, minimizar as falhas e reduzir os custos.

O Gerenciamento de processos da área de TI por meio da ITIL vem de encontro da constante necessidade de evolução do gerenciamento da infraestrutura de TI.

O processo de gerenciamento de TI tem em sua implementação um Ciclo de Vida de um Serviço que envolve o gerenciamento da infraestrutura desde os componentes que suportam o serviço durante todo o ciclo, até diversas outras fases desse ciclo.

Requerimento – Criação de um serviço de TI conforme a demanda, levantando informações e requisitos que serão necessários pelos componentes de infraestrutura.

Estratégia – Estratégia para atender a demanda definindo os fatores de riscos e sucessos. Procurando usar melhor o custo/benefício com o valor e garantia manutenção na procura de diminuir falhas.

Plano – Descrição dos passos a serem seguidos para atender a necessidade da demanda detalhando os componentes de TI envolvidos no sistema.

Validação – É realizada uma validação verificando a condição das composições dos componentes de infraestrutura a ser utilizados para disponibilizar o serviço.

Implementação – É realizada a instalação e configuração dos componentes de infraestruturas que irão suporta a demanda sendo validada pelo usuário final do serviço disponibilizado.

Operação – O serviço é disponibilizado e os usuários passam a interagir com ele dia a dia durante toda sua vida útil até que não seja mais necessário ao negócio. Problemas relatados são direcionados e resolvidos procurando manter o nível de desempenho e manutenção com o cliente.

Obsolescência – É o fim da vida útil do serviço que indica que o mesmo já não e mais necessário ou seu custo de manutenção se tornou inviável, muito alto.

Gerenciamento de Configuração é o processo descrito na ITIL responsável por identificar os componentes que fazem parte de um serviço de TI Controlar a informação sobre todos os componentes da infraestrutura incluindo versão elementos constituinte e seus relacionamentos com os demais processos da ITIL. Permitindo o controle dos componentes da infraestrutura. O Gerenciamento de Configuração oferece um modelo logico de representação de dados descrevendo todos os componentes.

Objetivo de Gerenciamento de Infraestrutura

infraestrutura_rede

Fornecer gerenciamento de TI com maior controle dos itens de configuração da organização;

Manter os dados precisos e atualizados no banco de dados do gerenciamento de configuração;

Manter informações precisa dos relacionamentos entre os itens de configuração e os serviços;

Gerenciar versões, status e propriedade dos itens de configuração;

Efetivar auditoria dos itens de configuração autorizados;

Assegurar mudanças controladas pelos procedimentos do controle de mudanças.

Recomendação ITIL

O ITIl não é apenas uma metodologia, e sim um dicionário manual formado por uma ampla biblioteca, que sempre se atualiza pelos profissionais da área, em um acordo de cavalheiro entre TI e empresas.

Contribui muito para o avanço tecnológico, diminui os gastos, e o planejamento com as melhores práticas traz resultados com qualidades e satisfação entre ambas as partes.

Escrito por Nathalia Lima|Site|Outros textos

Comente!

Atenção: É obrigatório o preenchimento dos campos nome e e-mail!