ITIL – Infraestructure management
A cada dia o setor tecnológico tem sido implementado como parte estrutural de negócios das organizações. Tanto para ampliar e remeter à demanda que o mercado exige, tanto para aproveitar melhor os recursos disponíveis. Surgiu uma necessidade natural de uma padronização para agradar a área de TI e a área do mercado de negócios. Mas com tão vasta área de tecnologia e regras de negócios que sempre se renovam, como agradar a gregos e troianos?
Com o objetivo de estabelecer um padrão para o gerenciamento dos processos da área de TI surgiu a ITIL.
ITIL (Information Technology Infrastructure Library) foi desenvolvida no final dos anos 80, pelo governo britânico, uma biblioteca das melhores práticas para serem aplicadas na infraestrutura, operação e gerenciamento de serviços de tecnologia da informação. Um padrão reconhecido mundialmente para organização da infraestrutura de Tecnologia da Informação e comunicação, e um diferencial competitivo no mercado.
ICT- Infraestructure management (Gerenciamento de Infraestrutura de Tecnologia da Informação)
A identificação dos requisitos de negócio até a otimização dos componentes e serviços de TI tornou-se essencial dentro das empresas, por organizar a infraestrutura tecnológica necessária para a coleta, a análise e a divulgação de informação, além da base de conhecimento produzido pelos integrantes da empresa. Consequentemente, a área de TI passou a investir na infraestrutura do setor, e amplia-la de acordo com aumento dos seus avanços tecnológicos buscando atender as necessidades da infraestrutura de TI adequada à organização.
Essa organização tem por objetivo: garantir e aumentar a infraestrutura tecnológica, elevar o nível de desempenho, diminuir os efeitos nas mudanças, minimizar as falhas e reduzir os custos.
O Gerenciamento de processos da área de TI por meio da ITIL vem de encontro da constante necessidade de evolução do gerenciamento da infraestrutura de TI.
O processo de gerenciamento de TI tem em sua implementação um Ciclo de Vida de um Serviço que envolve o gerenciamento da infraestrutura desde os componentes que suportam o serviço durante todo o ciclo, até diversas outras fases desse ciclo.
Requerimento – Criação de um serviço de TI conforme a demanda, levantando informações e requisitos que serão necessários pelos componentes de infraestrutura.
Estratégia – Estratégia para atender a demanda definindo os fatores de riscos e sucessos. Procurando usar melhor o custo/benefício com o valor e garantia manutenção na procura de diminuir falhas.
Plano – Descrição dos passos a serem seguidos para atender a necessidade da demanda detalhando os componentes de TI envolvidos no sistema.
Validação – É realizada uma validação verificando a condição das composições dos componentes de infraestrutura a ser utilizados para disponibilizar o serviço.
Implementação – É realizada a instalação e configuração dos componentes de infraestruturas que irão suporta a demanda sendo validada pelo usuário final do serviço disponibilizado.
Operação – O serviço é disponibilizado e os usuários passam a interagir com ele dia a dia durante toda sua vida útil até que não seja mais necessário ao negócio. Problemas relatados são direcionados e resolvidos procurando manter o nível de desempenho e manutenção com o cliente.
Obsolescência – É o fim da vida útil do serviço que indica que o mesmo já não e mais necessário ou seu custo de manutenção se tornou inviável, muito alto.
Gerenciamento de Configuração é o processo descrito na ITIL responsável por identificar os componentes que fazem parte de um serviço de TI Controlar a informação sobre todos os componentes da infraestrutura incluindo versão elementos constituinte e seus relacionamentos com os demais processos da ITIL. Permitindo o controle dos componentes da infraestrutura. O Gerenciamento de Configuração oferece um modelo logico de representação de dados descrevendo todos os componentes.
Objetivo de Gerenciamento de Infraestrutura
Fornecer gerenciamento de TI com maior controle dos itens de configuração da organização;
Manter os dados precisos e atualizados no banco de dados do gerenciamento de configuração;
Manter informações precisa dos relacionamentos entre os itens de configuração e os serviços;
Gerenciar versões, status e propriedade dos itens de configuração;
Efetivar auditoria dos itens de configuração autorizados;
Assegurar mudanças controladas pelos procedimentos do controle de mudanças.
Recomendação ITIL
O ITIl não é apenas uma metodologia, e sim um dicionário manual formado por uma ampla biblioteca, que sempre se atualiza pelos profissionais da área, em um acordo de cavalheiro entre TI e empresas.
Contribui muito para o avanço tecnológico, diminui os gastos, e o planejamento com as melhores práticas traz resultados com qualidades e satisfação entre ambas as partes.