O que são Estruturas Condicionais?
A Estrutura Condicional possibilita a escolha de um grupo de ações e estruturas a serem executadas quando determinadas condições são ou não satisfeitas. A Estrutura Condicional pode ser Simples ou Composta.
Estrutura Condicional Simples
A Estrutura Condicional Simples executa um comando ou vários comandos se a condição for verdadeira. Se a condição for falsa, a estrutura é finalizada sem executar os comandos. O comando que define a estrutura é representado pela palavra SE.
Pseudocódigo:
1. INICIO ALGORITMO
2. SE condição ENTAO
3. comando
4. FIM SE
5. FIM ALGORITMO
O comando somente será executado se a condição for verdadeira
Fluxograma:
Estrutura Condicional Composta
A Estrutura Condicional Composta segue o mesmo princípio da Estrutura Condicional Simples, com a diferença de que quando a condição não é satisfeita, será executado o outro comando. O comando que define a estrutura é representado pelas palavras SE e SE NÃO.
Pseudocódigo:
1. INICIO ALGORITMO
2. SE condição ENTAO
3. comando A
4. SENAO
5. comando B
6. FIM SE
7. FIM ALGORITMO
Se a condição for verdadeira, então o comando A será executado. Caso ela seja falsa, apenas o comando B será executado.
Fluxograma:
Ferramentas:
Uma dica para quem está começando no mundo dos algoritmos é utilizar uma boa ferramenta para auxiliar no seu aprendizado. Eu indico o Visualg, que é uma ferramenta fácil de ser utilizada por ser em português e ela permite que você execute seus programas.
Conclusão:
As Estruturas Condicionais são muito utilizadas no dia-a-dia de nós programadores, ela vem nos auxiliar na tomada de decisões (por exemplo: Fazer login de usuário, se o login e senha estiverem corretos, é liberado o acesso se não, é emitido uma mensagem de erro). Por isso, é de extrema importância dominarmos este assunto.
Gostei!
O jeito simples e direto da explicação. Definindo: Comando de estruturas SIMPLES e COMPOSTA.